Diferentes olhares.

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO

daniela fausto feitosa

diferentes olhares:
Do ponto de vista de cada um.

Santa Cruz do Capibaribe
2011

daniela fausto feitosa

diferentes olhares:
Do ponto de vista de cada um.

Trabalho apresentado das disciplinas :Comunicação e Linguagem,Psiclogia da Educação II,Otrabalho do Pedagogo em Espaços Educativos e Educação eDiversidades:Relações Étinico-Racioais da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores. Lilian Salete A. Moreira Lima,Daniele Pedrosa Fiorevante,Vilze Viodotte Costa e Fábio Luiz da Silva

Santa Cruz do Capibaribe
2011

A partir do nosso conhecimento sobre o assunto, podemos perceber as necessidades encontradas na realidade. Isso favorece o estabelecimento de objetivos para a açãoeducativa.
De que forma podemos trabalhar tais objetivos? Quanto mais formos aprofundados no conhecimento sobre a realidade, mais serão os meios para agir sobre ela.

Como podemos vencer os obstáculos encontrados no espaço escolar quando o assunto é Diversidade? Vamos começar pelo Pedagogo.

−Do ponto de vista de um pedagogo; Como pedagogo podemos auxiliar o professor na formaçãocontinuada com estudos pertinentes as diversas formas de necessidades, pois é necessário que o professor adquira conhecimentos das diversas necessidades que o aluno venha a apresentar e, é neste estudo que o aluno venha a apresentar e, é neste estudo que o pedagogo pode auxiliar.
E para a socialização do aluno no espaço escolar seja efetiva é necessário que a pessoa responsável pelo aluno tenhaconfiança nas pessoas que trabalham na escola e que todas as informações pertinentes ao grau de dificuldade (laudos) seja disponibilizados para à escola para que as pessoas responsáveis pelo espaço escolar saiba como interagir com esse aluno.
A organização atual das escolas não favorece o envolvimento do aluno nas atividades de sala de aula. As nossas escolas necessitam melhorar a sua estruturafísica e a sua estrutura de funcionários. Necessitamos de profissionais para atender as diversas necessidades, bem como precisamos de espaços adequados para atender com qualidade os nossos alunos.
Na nossa realidade nos deparamos com frequência com essa situação de existir preconceito na forma de falar de algumas pessoas. No entanto nestes casos a melhor forma de agir é conversas com os demaisalunos, explicando, esclarecendo as diferenças que cada pessoa é única e que devemos respeitar cada pessoa como ela é. Dialogar é a melhor forma de resolver as questões que nos são impostas.

As dificuldades encontradas no espaço escolar ao tratar a Diversidade são vistas de diferentes formas de acordo com o contexto profissional. A análise de um professor que tem uma formação específica édiferente de um pedagogo, pois o mesmo na sua formação estudou diferentes áreas.
Em relação as diversidades vamos refletir o que um professor diz a respeito:

−Do ponto de vista do professor; Em primeiro lugar, o aluno deficiente já trás consigo uma série de dificuldades e traumas adquiridos no próprio ambiente familiar. Isso se dá, infelizmente, pelo fato de sofrer rejeições ao ser consideradodiferente, defeituoso e até, não rara as vezes, um estorvo para a própria família.
Em segundo lugar, as rejeições sofridas no ambiente social em que vivem.
Sendo assim, tudo isso constitui, gradativamente, uma série de problemas e dificuldades que atrapalham o relacionar-se com outros e a capacidade de aprendizagem do aluno portador de deficiência.
Já na forma de falar, de se comunicar, oprimeiro passo que geralmentedou com esta dificuldade é analisar a desenvoltura e capacidade linguística, para, assim, verificar se a raiz do problema é de fundo fonoaudiólogo ou apenas um vício de linguagem. Para, assim, tomar as devidas providências, mas nunca tomando atitudes que tragam constrangimentos para o aluno.
Na relação professor e aluno eu acho que, a amizade e um relacionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um olhar diferente
  • diferentes olhares
  • Pibid um olhar diferente para educação
  • Filosofia, Um olhar diferente
  • : Um olhar diferente aos educandos (e.j.a.)
  • O Diferente Olhar da Educação
  • resumo do livro 'um olhar diferente'
  • Ibitinga sob um olhar diferente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!