dIDATICA

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Pedagogia da Autonomia
Resenha
Por: GLEICIANE COELHO ANSELMO

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa Paulo Frei, 25° Ed. – SP : Paz e Terra, 1996. – (coleção leitura)


A obra de Paulo Freire pode ser considerada como um grandioso guia educacional para todos os profissionais relacionados de alguma maneira à educação. Ela trás de formagrandiosa a contribuição unificada que faltava, digo no sentido de em um único livro, conter informativos que facilitam a compreensão sobre tantas questões voltadas ao meio educacional, como também um grande aliado para as práticas pedagógicas.
Sua obra explica claramente que através do ensinamento o aprender e o saber como um todo maneira que se aprende qualquer assunto. Diante disso vejo o motivo queele expressa “não há docência sem dicência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem a condição, de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (p. 23).
Sua afirmação sabia se tornam verdadeira composta por ele essa troca de informações e essencial no ambiente da sala de aula, e a inquietação do alunoestimula o professor a sempre buscar conhecimento para ter em suas mãos a condições de atender as necessidades do aluno tirando suas duvido e mostra e ensina também é a boa relação professor-aluno que e de profunda necessidade para estas praticas que e ser professor.
Em Pedagogia da Autonomia, o autor une em uma só produção as suas.
Indagações e preocupações com a educação. Revelam suascuriosidades e Inquietações mais profundas, ele propõe ao professor uma mudança de atitude, em virtude de que o educador além de atuar em sala de aula como professor de disciplinas acadêmicas, esse profissional possa conscientizar orientar e preparar seus alunos para a vida, guiando-os sempre para os caminhos corretos, capazes de fazer desses alunos no futuro, verdadeiros cidadãos com senso crítico, munidosnão só de inteligência, mas também de valores.
Um simples gesto de um professor pode significar muito na vida de um aluno, pode marcá-lo de maneira positiva ou negativa. Por isso é preciso ter cuidado com as palavras utilizadas em sala de aula diante dos alunos. Lembrando sempre que o professor é o espelho, a referência do aluno que naquele instante mágico do conhecimento, muitas vezes é omotivador da presença de determinado aluno na escola e nem tem conhecimento disso. O educador é referência para o educando, mas para isto, segundo Freire “O professor que não leva a sério sua formação” que não estude, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. “Isto não significa, porém, que a opção e a prática do professor ou daprofessora sejam determinadas por sua competência científica” (p.92). Para o autor, a falta de qualificação profissional e competência faz com que o professor perca a autoridade diante da sala de aula, pois sem os subsídios.
Acadêmicos e preparos adequados para o ensino, a educação proposta não será possível. Mediante a falta de conhecimento dos conteúdos educativos esse professor perde seuvalor ao se tornar desacreditado frente a sua classe, porém, existem educadores altamente preparados cientificamente e profundamente arrogantes, o que jamais deve acontecer. O ideal é manter a simplicidade somada com o conhecimento pedagógico necessário para uma prática coerente. Ensinar não é transferir conhecimento, mas é desenvolver um trabalho junto com o aluno e está sempre pronto para ouvir oque o mesmo tem a dizer. O professor vem ajudar a construir o conhecimento junto com seus alunos, oportunizando assim a construção de um país mais desenvolvido, mais justo e com oportunidades para todos.
A verdade de que o professor possa contribuir para a construção de tal país não pode servir como justificativa da ideologia dominante, responsável por este desenvolvimento. Na escola moderna, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Didática
  • Didática
  • didatica
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática
  • Didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!