tipos de investimentos

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INVESTIMENTO (CONCEITO)
O termo “investimento” é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, o investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Generalizando, então, de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seusrecursos futuro.

TIPOS DE INVESTIMENTOS
AÇÃO:
Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social.
O proprietário de ações emitidas por uma companhia é chamado de acionista e tem status de sócio, tendo direitos e deveres perante a sociedade, no limite das ações adquiridas.Apesar de todas as sociedades anônimas terem o seu capitaldividido em ações, somente as ações que forem emitidas por companhias de capital aberto, as quais possuem registro na CVM, poderão ser negociadas publicamente.A propriedade da ação é representada por um "Certificado de Ações" ou pelo "Extrato de Posição Acionária" emitidos, respectivamente, pela companhia e por uma instituição contratada pela sociedade para o atendimento aos acionistas. Em qualquercaso, no documento deverá constar, dentre outras informações, o número de ações possuídas e o nome do acionista.O investimento em ações pode ser individual ou coletivo. Ao optar por investir individualmente o interessado contrata os serviços de uma Corretora que intermediará as negociações através das ordens do cliente ou permitindo que ele realize as operações diretamente pela internet. Já noinvestimento coletivo, os interessados adquirem cotas de clubes de investimento ou de fundos de ações.




DEBÊNTURES:
A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizampara financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.Ao disponibilizar seus recursos para serem utilizados pela empresa, o comprador (ou debenturista, debenturista Proprietário, Titular de debênture, como é chamado) faz jus a uma remuneração.Desta forma, a debênture é um título de crédito privado em que os debenturistas são credores da empresa e esperam receber jurosperiódicos e pagamento do principal, correspondente ao valor unitário da debênture, no vencimento do título ou mediante amortizações nas quais se paga parte do principal antes do vencimento.Como a emissão das debêntures envolve altos valores, é obrigatória a elaboração de um documento chamado "Escritura de Emissão", onde são especificados os direitos e deveres dos debenturistas e da emissora.FUNDO DE INVESTIMENTO:
Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens (títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seusinvestimentos.
Um fundo é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas do fundo.
O patrimônio líquido é calculado pela soma do valor de todos os títulos e do valor em caixa, menos as obrigações do fundo, inclusive aquelas relativas à sua administração. As cotas sãofrações do valor do patrimônio do fundo.
Os fundos de investimento podem ser classificados da seguinte forma:
Fundo de Curto Prazo;
Fundo Referenciado;
Fundo de Renda Fixa;
Fundo de Ações;
Fundo Cambial;
Fundo de Dívida Externa; e
Fundo Multimercado.







CLUBE DE INVESTIMENTO:
Clube de Investimento é uma comunhão de recursos de pessoas físicas – de no mínimo 3 e no máximo 50...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de investimentos
  • TIPOS DE INVESTIMENTO
  • Tipos de investimento
  • Tipos de investimentos
  • Tipos de investimentos
  • Tipos De Investimento
  • Tipos de investimentos
  • Tipos de investimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!