Determina o de Umidade

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Determinação de Umidade- Secagem em estufa e Secagem por Infravermelho

1-Introdução
Hoje em dia a farinha de trigo é muito consumida em praticamente todas as partes do mundo, com isto surgem grandes preocupações em relação a esse produto. O controle da umidade que pode influenciar diretamente na qualidade dos alimentos durante a fabricação é uma delas. Esses farináceos devem ser armazenados emlocal seco, fresco e arejado e nunca devem ser colocados juntos a produtos que exalem odores, pois os absorvem com bastante facilidade, assim como a própria água da atmosfera. Nesse sentido, nas indústrias a umidade da farinha de trigo é determinada continuamente antes que essa matéria prima entre no processamento.
Normalmente o teor de umidade é obtido por meio de procedimento envolvendoaquecimento em estufa e pesagem até massa constante (Método Clássico), caracterizando dessa forma, um procedimento bastante demorado. No entanto existem na literatura, trabalhos que utilizam as técnicas termoanalíticas, especificamente a Termogravimetria na determinação da umidade em várias substâncias, observando-se ótimos resultados como também um procedimento mais versátil, eficaz e rápido. A AnáliseTérmica é um termo usado para descrever um conjunto de técnicas analíticas que medem as propriedades físicas e químicas de uma amostra como função da temperatura ou tempo. A amostra é submetida a um programa de temperatura em diferentes razões de aquecimento, sendo aquecida ou resfriada a uma velocidade ou temperatura constante. O uso dessas técnicas vem crescendo rapidamente nos últimos anosdevido o desenvolvimento na sua instrumentação e entre elas, encontra-se a Termogravimetria – Termogravimetria Derivada que mede a perda ou ganho de massa de uma substância quando esta é submetida a uma programação de temperatura, possibilitando principalmente estudos de desidratação e estabilidade térmica.
No processo de secagem a determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas maisimportantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.
A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação earmazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.
De acordo com a legislação CNNPA nº 12, de 1978 a farinha de trigo é o produto obtido pela moagem, exclusivamente, do grão de trigoTriticum vulgares, beneficiado. Para a análise da farinha de trigo utiliza-se o método de estufa a 105º que está baseado na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido para o interior por condução. Como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo (6 – 18 horas até o peso constante) para ocalor atingir as porções mais internas do alimento.

2-Materiais e Métodos
2.1-materiais:
-Cadinhos
-Espátula
-Pinça de metal
-Estufa
-Dessecador
-Balança analítica
-Farinha de trigo
-Lâmpada de Infravermelho
-Pratos de inox

2.2-métodos:
2.2.1- Secagem em estufa: Este método consiste na remoção de água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é entãoconduzido para o interior por condução. Como a condutividade térmica dos alimentos geralmente é baixa, costuma levar varias horas para o calor atingir as porções mais internas do alimento. O método é gravimétrico e a umidade é calculada através da determinação da perda de peso do produto dessecado. Os sólidos totais são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodos de determina umidade
  • Relatorio Determina O De Umidade
  • Determina O Do Teor De Umidade Em Solos
  • DETERMINA O DE UMIDADE RELATORIO 1
  • DETERMINA AO DO TEOR DE SOLIDOS E TOTAIS E UMIDADE
  • RELAT RIO DETERMINA O DO TEOR DE UMIDADE 1
  • Relat rio 1 Determina o de umidade e cinzas
  • Ensaio N 1 Determina O Do Teor De Umidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!