Democracia

Páginas: 2 (285 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
 Onde e Como surgiu a Democracia?

Democracia é uma palavra de origem grega que pode ser definida como governo (kratos) do povo (demo). Dessa forma, a democracia podeser entendida como um regime de governo onde o povo é quem deve tomar as decisões políticas e de poder. A democracia pode ser direta, indireta ou semidireta: diante daimpossibilidade de todos os cidadãos tomarem as decisões de poder, estas passam a ser tomadas por representantes eleitos e, nesse caso, são os representantes que tomam asdecisões em nome daqueles que os elegeram.
De modo geral, um governo é dito democrático por oposição aos sistemas monárquicos, onde o poder está centralizado nas mãos de uma únicapessoa, o monarca, e aos sistemas oligárquicos, onde o poder está concentrado nas mãos de um grupo de indivíduos. Esta é a classificação dada por Aristóteles, em sua obraPolítica.
Historicamente, a democracia surgiu na Grécia antiga. Mas mesmo em Atenas, onde a democracia se consolidou como uma forma de organização política dascidades-Estados gregas, não havia uma democracia no sentido literal do termo, pois, de fato, a grande maioria da população ateniense não era formada de cidadãos e sim, de escravos,mulheres, crianças, além de estrangeiros.
Em Atenas, vale ressaltar a figura de Clístenes, um reformador ateniense que ampliou o poder da assembleia popular, permitindo aexistência do que na época passou a se chamar de isonomia, ou seja, a igualdade sob a lei, além da isegoria, direitos iguais de falar e, por isso, é considerado o pai dademocracia.
No caso do Brasil, só é possível falar no processo de redemocratização levando-se em consideração o período obscuro que teve início com o golpe militar em 1964.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Democracia
  • democracia
  • DEMOCRACIA
  • DEMOCRACIA
  • democracia
  • Democracia
  • DEMOCRACIA
  • democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!