Superf cies Equipontenciais

501 palavras 3 páginas
Superfícies Equipotenciais
1-Objetivos
O objetivo deste experimento é observar e analisar a distribuição do campo elétrico, observar como se comportam as linhas equipotenciais em diversas circunstâncias.
2-Introdução
O campo elétrico é um campo vetorial que consiste em uma distribuição de vetores, um para cada ponto na região ao redor de um objeto carregado, tal como uma barra carregada.
Michael Faraday introduziu o conceito de campo elétrico no século XVII, imaginava o espaço ao redor de um corpo carregado sendo preenchido por linhas de força. Embora não tenha significado físico real, tais linhas fornecem um modo conveniente de se visualizar a configuração dos campos elétricos.
No eletromagnetismo clássico, o potencial elétrico em certo ponto no espaço, é o quociente entre energia potencial elétrica e a carga associada a um campo elétrico estático. É uma grandeza escalar, geralmente medida em volts. Também é relacionada com a capacidade de um corpo eletrizado realizar trabalho em relação a certo campo elétrico.
Considerando o campo no espaço, conclui-se que superfícies de mesmo potencial ou superfícies equipotenciais são planos perpendiculares à direção do campo, no caso de campo elétrico uniforme.
Denominamos superfície equipotencial a superfície cujos pontos estão ao mesmo potencial. O teorema que relaciona linhas de força com superfícies equipotencial podem ser denominados da seguinte forma; O vetor campo elétrico E é perpendicular a superfície equipotencial em cada ponto dela e, consequentemente, as linhas de força são perpendiculares às superfícies equipotenciais. (HALLIDAY, 1996).
3-Materiais e Métodos
3.1-Materiais:
- Uma cuba transparente com 5mm água.
- Dois eletrodos barra.
- Dois eletrodos disco.
- Eletrodos anel.
- Ponteira de metal para medição.
- Quatro cabos de ligação com derivação.
- Fonte de Alimentação.
- Multímetro digital.
- Folhas de papel milimetrado.

3.2- Métodos: Para definir as linhas equipotenciais se utilizou do método clássico,

Relacionados