CUSTEIO POR ORDEM DE PRODU O

1066 palavras 5 páginas
CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO
Primeiramente, o custeio por ordem de produção se caracteriza pela produção de produtos de forma não contínua, atendendo a encomendas dos clientes ou a determinações internas específicas para venda posterior ; ao contrário do custeio para produção contínua, onde um ou vários produtos são produzidos em série, fundamentalmente para estoque.
Como exemplo de produção por ordem pode-se citar as indústrias pesadas, fabricantes de equipamentos especiais, algumas indústrias de móveis, empresas de construção civil, escritórios de auditoria, planejamento e consultoria, entre outros.
Entretanto, há empresas que se encaixam nos dois tipos, por trabalharem em determinada etapa do processo de produção de forma contínua, e em outra etapa, seguindo ordens de produção, como a indústria automobilística.
Ainda, há mudanças no processo de tratamento contábil devido à conveniência da empresa, que pode tratar uma encomenda que leve meses para ser produzida como uma produção contínua durante esse período, e também tratar uma produção em série como se fosse uma grande ordem de serviço, para poder avaliar o seu resultado global.
As diferenças referidas acima sobre as duas formas de custeio dizem respeito basicamente à acumulação dos custos. Na produção por ordem, os custos são acumulados em uma conta específica para cada ordem, que só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada. No caso de término de um exercício da empresa e ainda houver produtos em processamento, esses não se encerrarão e permanecerão como custos incorridos na forma de bens em elaboração no ativo. Quando, finalmente, for a ordem encerrada, serão transferidos para estoque de produtos acabados ou para custos dos produtos vendidos, conforme for o caso. Ao contrário, a produção contínua acumula os custos em contas representativas das linhas de produção e sempre as encerra ao término do período contábil adotado pela empresa ( mês, semestre, ano, etc ).
Com relação aos custos

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas