cromatografia gasosa

Páginas: 11 (2559 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

























Í

1. ÍNDICE 2
2. INTRODUÇÃO 3
2.1. DEFINIÇÃO 3
2.2. HISTÓRICO 5
3. OBJETIVO 6
4. METODOLOGIA 7
4.1. CROMATÓGRAFO 7
4.2. MECANISMO DE SEPARAÇÃO 9
5. APLICAÇÕES 10
6. JUSTIFICATIVA 10
6.1. VANTAGENS DA CG 10
6.2. DESVANTAGENS DA CG 11
7. RESULTADOS/DISCUSSÃO 11
8. CONCLUSÃO 12
9. BIBLIOGRAFIA 132. INTRODUÇÃO

1.
1.1. Definição
A cromatografia tem como objetivo identificar e separar substâncias usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa. Essa separação envolve uma fase móvel (como um líquido ou um gás) e outra estacionária (fixa, sendo um material poroso como um filtro), sendo que os constituintes dessa mistura interagem com as fases através de forçasintermoleculares e iônicas, fazendo a separação.
Identifica-se uma substância comparando os resultados da análise com outros resultados previamente conhecidos.
A cromatografia pode ser classificada pela forma física, pela fase móvel, pela fase estacionária e pelo modo de separação.


Figura 1 – Classificação pela forma física


Figura 2 – Classificação pela fase móvel

Figura 3 – Classificação pelafase estacionária


Figura 4 – Classificação pelo modo de separação


Uma analogia que é, às vezes, útil é a suposição da mistura de abelhas e moscas passando sobre uma flor. As abelhas serão atraídas pela flor e serão separadas das moscas por esta atração. Se observarmos esta passagem sobre a flor, as moscas irão passar antes seguidas pelas abelhas.
Nesta analogia, as abelhas e as moscas sãoos analitos, as flores representariam a fase estacionária e o ar onde as duas espécies passam seria a fase móvel. A chave da separação está na diferença de afinidade entre o analito, a fase móvel e a fase estacionária.
Sendo assim, a atração das abelhas pela flor representaria as interações de determinados analitos com a fase estacionária devido as suas várias propriedades físicas ou químicas.O observador seria representado pelo detector, que é usado em uma série de formas de cromatografia.
O assunto que será abordado nesse relatório é um dos tipos de cromatografia, a gasosa.
A Cromatografia gasosa é um tipo comum de cromatografia usada para separação e análise de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição. É aplicável para separação e análise de misturas cujosconstituintes tenham pontos de ebulição de até 300ºC e que sejam termicamente estáveis, ou seja, substâncias voláteis.
Nesta cromatografia, a fase em movimento (ou "fase móvel") é um gás transportador, ou também denominado gás de arraste. Normalmente um gás inerte tal como o hélio ou um gás não reativo, como o nitrogênio, armazenado sob alta pressão, que impulsiona a amostra. A fase estacionária é umacamada microscópica de líquido ou polímero – como, por exemplo, parafinas, poliésteres e silicones – sobre um sólido inerte, dentro de uma peça tubular de vidro ou metal chamada coluna. O instrumento usado para realizar a cromatografia gasosa é chamado cromatográfo a gás.
Existem dois tipos de cromatografia de gás, que apenas se diferenciam por sua fase estacionária:
1- A cromatografia Gás-Liquida(CGL), que é útil para separar íons ou moléculas dissolvidas em um solvente;
2- A cromatografia Gás-Sólida, que é fundamentada na base sólida estacionária, na qual a retenção das substâncias analisáveis é a consequência da absorção física.
A cromatografia gasosa é também similar à destilação fracionada, devido a ambos os processos separarem os componentes de uma mistura primariamente baseando-seem diferentes pontos de ebulição (ou pressões de vapor). Entretanto, a destilação fracionada é tipicamente usada para separar componentes de uma mistura em grande escala, enquanto a CG pode ser usada numa escala muito menor.

1.
2.
2.1.
2.2. Histórico
A cromatografia foi inventada no final do século XX pelo britânico Mikhail Tsweet. Em suas pesquisas sobre a clorofila, ele empregou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromatografia gasosa
  • Cromatografia gasosa
  • Cromatografia Gasosa
  • cromatografia gasosa
  • CROMATOGRAFIA GASOSA
  • Cromatografia gasosa
  • Cromatografia gasosa
  • cromatografia gasosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!