305421650141

735 palavras 3 páginas
A parti do artigo “Dragão em transição”, analise os principais pontos negativos que experimenta a sociedade brasileira na atualidade.
Analisando o texto “Dragão em transição” onde pode se observar os principais pontos negativos que a sociedade brasileira vem enfrentando, é impossível não citar sobre a transição chinesa que com sua mudança no padrão de desenvolvimento vem colocando em situações desfavoráveis o cenário econômico dos países emergentes, como por exemplo o Brasil.
A china é o principal parceiro econômico do Brasil. O Brasil exporta para china minérios como o ferro e o cobre. O comum é que o Brasil exporte mais do que compra da China e quando isso ocorre, aumenta-se a balança comercial e geram-se mais empregos, entretanto com a mudança que acontece na economia da China, o preço desses minérios sofreu uma grande queda impactando direto na economia Brasileira que sofre um déficit, pois o fluxo de comercio da China desacelera levando à redução de emprego no Brasil e a ação do Governo em frear a economia, gerando redução de crédito, menos empréstimos e incerteza sobre o futuro na economia.
Outro ponto negativo que também impacta na sociedade brasileira é a questão da grande tensão que a Ucrânia vem passando nesses últimos tempos, uma crise econômica e política, que leva o país a precisar de empréstimos urgentes para evitar uma falência estatal causando um abalo nas bolsas de valores nos demais países. Bolsas refletiram passaram a registrar perdas na maior parte do mundo. Cotações de matérias-primas ligadas aos países envolvidos na crise também foram afetadas.
A mudança na economia americana também mostra-se como um ponto negativo, onde o banco central norte-americano realizou cortes em seu programa de estímulos à economia americana, feito por meio de compras mensais de papéis do Tesouro e de títulos hipotecários, o que vem servindo para colocar mais dinheiro em circulação no país. A instituição anunciou que que passou a reduzir as aquisições dos atuais

Relacionados