Crianças em ambientes hospitalares

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Crianças em ambientes hospitalares! Tal realidade nos instiga a discutir sobre as possibilidades de desenvolver práticas recreativas nesses espaços, de forma à aliviar, ocupar, minimizare enriquecer o cotidiano das crianças no período de convalescença. No entanto, o que melhor para ocupar o tempo ocioso de uma criança no ambiente hospitalar do que com atividades de lazer erecreação?

Portanto, vejamos algumas atividades que podem ser desenvolvidas no ambiente hospitalar:

BIBLIOTERAPIA:
Segundo (SEITZ, 2006, p. 84) “Como atividade de lazer, a leituraproporciona tranquilidade, prazer, reduzindo a ansiedade, o medo, a monotonia, a angústia inerentes à hospitalização e ao processo de doença”.

A prática biblioterapêutica com pacientesinternados em clínicas médicas demonstrou ser útil no processo de hospitalização, tornando a hospitalização menos agressiva e dolorosa. Quando o paciente lê, cria um universo independente,como se mergulhasse em um mundo novo de aventuras e fantasias. Essa viagem provoca um desligamento dos problemas, das angústias, do medo e das incertezas, proporcionando um alívio das tensõesemocionais, contribuindo para o bem-estar mental do paciente (SEITZ, 2006).

Seria interessante ressaltar, que a atividade de lazer é algo que nos libera do estresse hospitalar, nosentido de que, apenas em lermos um belo livro, nos faz pensar e refletir sobre o assunto, tirando de nossos pensamentos o anseio, a dor, e de não saber o que virá no dia seguinte, pois, só emestarmos em período de convalescença no hospital, já nos tira a certeza do futuro, dependendo da gravidade de cada doença (LEÃO JUNIOR; CARVALHO, 2011).


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - CursosOnline : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/48824/lazer-e-recreacao-em-hospitais-possibilidades-e-acoes#ixzz2kLQiOMjm
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do lúdico para o tratamento de crianças no ambiente hospitalar.
  • Ambiente hospitalar
  • Ambiente Hospitalar
  • no ambiente hospitalar
  • Ambientes hospitalares
  • A importância do ambiente hospitalar diferenciado para as crianças e seus acompanhantes no Hospital Pediátrico e...
  • Ambiente hospitalar
  • BRINQUEDOTECA HOSPITALAR PARA CRIANÇAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!