Os cinco sentidos

Páginas: 12 (2819 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014









Os Cincos Sentidos



13 de Março - Fortaleza 2014






















Introdução




Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda asobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.
Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores.












Olfato
Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é poucodesenvolvido. O principal órgão do sistema olfativo é o nariz. As células olfatórias (ou mucosa amarela) localizadas no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. Quando respiramos, as partículas de cheiro que estão presentes no ar são absorvidas pelo nariz e chega até o epitélio olfatório, um tecido que fica no teto da cavidade nasal e é recheado de neurônios. Sãoos neurônios que recebem a informação do cheiro e mandam o sinal para o cérebro, avisando qual é o cheiro que estamos sentindo. Funciona da seguinte forma: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande,de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor. Na parte inferior da cavidade nasal encontra-se a mucosa vermelha, região que contém muitos vasos sanguíneos e onde está as glândulas secretoras de muco, substância que mantém a umidade da região. São essas glândulas que, quando estamosresfriados, aumentam a secreção de muco, obstruindo o nariz. Algumas doenças (como a rinite alérgica), o desvio de septo e pólipos podem provocar perdas do olfato, por bloquearem a chegada dos odores ao epitélio olfatório. Já os resfriados e a gripe são capazes de destruir a mucosa. Além das doenças cheiros fortes como de produtos químicos (como inseticidas, solventes, colas, e repelentes) podemprejudicar a mucosa olfatória, ao destruir os neurônios e diminuir a sensibilidade aos cheiros. Com a idade, o olfato vai sendo reduzido. Essa perda gira em torno de 1% por ano e começa a se agravar depois dos 40 ou 50 anos.
A poluição também danifica a saúde do olfato. Estudos mostram que quem vive em cidades mais poluídas tem uma perda olfativa maior que a população das zonas rurais.


Curiosidadessobre o Olfato

O olfato é sua capacidade adaptativa. Ao sermos expostos a um forte odor, a sensação olfativa que a princípio é intensa, após alguns minutos, torna-se imperceptível.
O primeiro sentido a se desenvolver no recém-nascido é o olfato.
As células olfativas humanas ocupam apenas 10 centímetros quadrados do nariz. No cachorro, elas ocupam 25 centímetros e no tubarão, 60 centímetros.O nariz humano tem capacidade para sentir até 10 mil cheiros diferentes.
Uma de cada dez pessoas vítimas de traumatismo craniano perde a capacidade olfativa.
Oitenta por cento do gosto de um alimento não vem do paladar, mas do olfato. É por isso que temos dificuldade para sentir gosto quando estamos gripados.
Vinte e cinco por cento das pessoas com mais de 65 anos tem dificuldade em sentirodores. Com mais de 80 anos, esse número salta para 100%.
O gás de cozinha não possui odor. O cheiro do gás é acrescentado pelos fabricantes para que, num eventual vazamento, as pessoas evitem acidentes.
O gás produzido pelo “pum” é o metano. É ele quem deixa o “pum” malcheiroso.
As mulheres tem o olfato mais desenvolvido do que os homens.















Paladar
O órgão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os cinco sentidos
  • cinco sentidos
  • Cinco sentidos
  • cinco sentidos
  • os cinco sentidos
  • os cincos sentidos
  • Cinco sentidos
  • os cincos sentidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!