Cinesioterapia

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
Cinesioterapia, conceito conhecido também como exercícios terapêuticos, é um treinamento de técnicas de reabilitações usadas na parte da fisioterapia, onde estudam o movimento do corpo humano, combinando fisiologia (ciência da função do corpo) com anatomia (ciência da estrutura do corpo) e a biomecânica.
A cinesioterapia está ligada de uma forma direta as demaisespecialidades da fisioterapia, assim como: Traumato, Hidroterapia, Ortopedia, Oroncologia, entre outras; são técnicas que podem ser aplicadas por ter seu ponto importante a reabilitação dos movimentos do corpo humano.
O conceito do exercício fisioterapêutico é uma forma de tratamento, aonde venha ser uma arte de reabilitar, manter e estimular movimentos.

1.1 OBJETIVO
Seu objetivo principal está noreequilíbrio e fortalecimento muscular, favorecendo um movimento com mais facilidade, proporcionando ao paciente uma qualidade de vida melhor contribuindo até para à sua autoestima.

1.1.1 Objetivo geral
Identificar quais os tratamentos, e as técnicas que podemos utilizar nas reabilitações.


1.1.2 Objetivo específico

Manter e estimular os movimentos.
 Manter os movimentosarticulares.
 Fortalecimento de músculos.
 Reeducação postural.
É o alivio da dor, tanto muscular quanto ao movimento.
Coordenação motora e no equilíbrio
 Exercícios passivos, Ativo-livre, Ativo-assistido e Ativo-resistido.
  Alongamentos;
  Exercícios respiratórios;

1.2 BENEFÍCIOS
Proporciona o alívio da dor muscular
Melhora da amplitude de movimento articular
Melhora dapostura


























2 METODOLOGIA

A Cinesioterapia é o estudo do movimento como forma de terapia, para melhorar nos movimentos. Os primeiros registros foram a muito tempo atrás, datam da Grécia e Roma antiga, porém quando houve um aumento da utilização deste recurso foi a partir da I Guerra Mundial, devido um grande numero de pessoas incapacitadasdurante os combates.
Tem como finalidade a manutenção livre para as funções do corpo. E desta forma a melhoria da flexibilidade, mobilidade e resistência.
Segundo o COFFITO a fisioterapia tenta alcançar técnicas baseadas na utilização terapêutica uma qualidade de vida bem mais ampla para os cidadãos.





















3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 PRÉ-REQUISITOS PARA AIMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS:

Conhecimento dos princípios básicos do tratamento.
Estar apto a fazer uma avaliação funcional do paciente.
Ter conhecimento de anatomia e cinesiologia (inter-relação)
Conhecimento sobre o grau de debilidade, potencial de recuperação, complicações, precauções e contra-indicações.

3.2 METAS DO EXERCÍCIO TERAPÊUTICO

Após umaavaliação do paciente e identificação dos problemas, são desenvolvidas as metas de tratamento e o plano de assistência é estabelecido.
O aumento da força muscular, da resistência à fadiga, da amplitude de movimentos e rapidez dos mesmos, além da coordenação e habilidade, são objetivos a atingir com o tratamento.


3.3 SISTEMA OSTEOARTICULAR

O sistema esquelético desempenha muitas funções:alavanca, suporte, proteção, armazenamento e formação de células sanguíneas. Duas dessas funções, alavanca e suporte são importantes para o movimento humano.
O sistema esquelético provê as alavancas e eixos de rotação sobre os quais o sistema muscular gera os movimentos. Uma alavanca é uma máquina simples que aumenta a força ou velocidade de movimento. As alavancas são primariamente os ossos longos docorpo, e os eixos são as articulações nas quais os ossos se encontram. O modo como porções do esqueleto contribuem com o movimento é determinado pelo formato dos ossos, pelo arranjo estrutural dos ossos, e pelas características das articulações que os conectam.

3.4 SISTEMA MUSCULAR
Os músculos e a gravidade são os principais produtores do movimento humano. Os músculos são usados para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinesioterapia
  • Cinesioterapia
  • CINESIOTERAPIA
  • cinesioterapia
  • Cinesioterapia
  • Cinesioterapia
  • cinesioterapia
  • cinesioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!