Estudante

Páginas: 4 (834 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Síntese:
“Gestão da Educação e Formação de Professores: Experiência de uma escola estadual do Paraná”
Marcia Rakel Grahl Dal Forno, Naura Syria Carapeto Ferreira e Daniel Markowicz

O presentetrabalho buscou apresentar conceitos de Gestão Escolar e estabelecer um paradoxo entre teoria e prática, propondo alternativas para a melhoria da educação a partir da elaboração de um bom ProjetoPolítico Pedagógico (PPP) e da experiência pedagógica realizada em um colégio público do estado do Paraná.
Entende-se por PPP todo o planejamento, execução e acompanhamento avaliativo; trabalho intencionalque visa o pleno desenvolvimento da escola e do educando. Este ocupa o papel central na implementação de uma gestão democrática, da qual todos fazem parte ativamente dos processos de decisões.
Adescentralização, característica da Gestão Democrática é o ato de garantir espaços de participação, onde o poder pode ser partilhado entre todos os envolvidos no processo educacional: profissionais daeducação, educandos, comunidades escolares, etc... No ensino público – e no contexto escolar- gerir significa tomar decisões que proporcionam a elevação da qualidade da educação, contribuindo para aformação humana, crítica e consciente do educando.
Essa gestão deve ser transparente, pautada no bem comum; pensando no todo e no específico. Apesar de já se fazer presente em muitas escolas públicas doBrasil a gestão democrática ainda tem muitos desafios a superar, principalmente no que diz respeito à autonomia da escola.
Autonomia escolar não pode ser confundida com “independência”. Narealidade, ela está ligada a ideia de decidir com liberdade o melhor rumo a tomar, resultando na união de várias lógicas e interesses políticos, profissionais e pedagógicos. A autonomia precisa sercotidianamente construída, não pode resultar de atos decretados, só pode ser construída se embasada numa gestão democrática e participativa.
A experiência pedagógica realizada no colégio do Paraná teve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!