copa do mundo

Páginas: 8 (1859 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Introdução

A Copa do Mundo da FIFA é a celebração máxima do esporte mais popular do mundo, o futebol. A cada quatro anos, as 32 melhores seleções dos cinco continentes se enfrentam em busca de um único objetivo, sagrar-se o melhor time do planeta. Feito que apenas oito seleções conquistaram, dentre elas o Brasil, maior campeão mundial com cincotítulos.

Tudo começou com o sonho e a dedicação do francês Jules Rimet, em 1928. Após assumir o comando da instituição mais importante do futebol mundial, a FIFA, ele decidiu organizar uma competição envolvendo seleções de vários países. O torneio, que começou tímido, com apenas 13 seleções, cresceu e conquistou o mundo. Hoje, pode ser considerado o evento esportivo de maior influênciapolítica e econômica mundial, juntamente com a Olimpíada.

Em 2014, o Brasil será a sede da vigésima edição do torneio. Após 64 anos, a Copa do Mundo da FIFA retorna ao país. Da primeira vez, em 1950, o Uruguai derrotou os donos da casa numa final realizada no Maracanã. Para o próximo mundial, 12 cidades-sede, das cinco regiões do Brasil, estão sendo preparadas para receberem a maior edição járealizada.
São eles :

Estádios

• Estádio Mineirão: Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 57.483 espectadores, está completamente reformada para receber seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incluindo um confronto de semifinal.

• Estádio Nacional Seguindo os padrões de uma das cidades maismodernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 68.009 espectadores – da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
O antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, deu lugar a uma arena que conta com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado parapermitir uma visão completa do jogo. Com projeto de construção ecologicamente correto, voltada à emissão zero de carbono, à reciclagem e ao acesso total por meio do transporte público, ela serve para consolidar o nome da capital como referência mundial em planejamento sustentável, deixando um legado importante outros setores da economia local.
O Estádio Nacional de Brasília foi aprovado para recebera abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013™, além de sete outras partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014™, incluindo uma de quartas de final.


Arena Pantanal Especialmente construída para o torneio, a Arena Pantanal terá capacidade para 42.968 espectadores, ocupando o terreno em que antes estava o Estádio José Fagelli, e vai acolher quatro partidas do Brasil 2014. Esse espaço multiusoterá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois do Brasil 2014. Coberta, ela poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras. Clubes tradicionais como o Mixto e o Operário também podem aproveitar essa estrutura.


Arena Da Baixada : Para receber o evento, o estádio passará por mais uma fase de obras – prevista para terminar em dezembro de 2012 -,durante a qual receberá uma série de adaptações e em que será construído mais um lance de arquibancadas paralelas ao campo. A capacidade será aumentada assim para 40 mil pessoas, para que o estádio possa abrigar quatro jogos do Mundial de 2014.


Estádio Castelão :Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado paraacolher confortavelmente públicos de até 58.704 pessoas. A arena ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao gramado.


Arena Amazônia :A Arena Amazônia terá 42.377...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A copa do mundo é nossa
  • Copa do mundo
  • A copa da mundo e nossa
  • Copa do mundo
  • Copa do mundo
  • copas do mundo
  • Copa do Mundo
  • Copa do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!