gestao do conhecimento e inovacoes

Páginas: 13 (3135 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE AQUIDAUANA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PAULA REGINA TOYOTA DE MATOS
PAULO AFONSO DE JESUS SILVA JUNIOR
TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Aquidauana - MS
2013
PAULA REGINA TOYOTA DE MATOS
PAULO AFONSO DE JESUS SILVA JUNIOR
















TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO E AINOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES




























Aquidauana – MS
2013
INTRODUÇÃO

Está-se vivenciando um momento histórico semelhante ao precedente à Revolução Industrial, em que houve mudanças de comportamento, fechamento de empresas e abertura de novas oportunidades, migração de trabalhadores do campo para a cidade, dentre uma série de mudanças estruturaisque ocorreram.
Nunca a sociedade mundial, nos tempos atuais, esteve tão dependente da informação como a partir da década de 90. Na Era Industrial, o capital e o trabalho eram os fatores de produção mais importantes para qualquer organização e para o desenvolvimento de qualquer nação. Na Era do Conhecimento, os cérebros – representados pelo capital intelectual, as pessoas – e a informação são osnovos fatores chaves para o cenário atual.
O mundo está passando por uma transformação, a era industrial atingiu seu auge na metade deste século e começou a perder “fôlego” a partir da consolidação dos computadores como ferramentas de processamento e armazenamento de dados.
As empresas que não se adaptarem às rápidas mudanças no cenário econômico tendem a desaparecer. Segundo Stewart (1998),“setenta e cinco por cento das empresas que figuravam na lista das 500 mais da fortune na edição inaugural em 1954 haviam desaparecido ou não eram mais fortes o suficiente para aparecer na lista no quadragésimo aniversário da revista”. Com relação ao número de pessoas ocupadas no setor industrial, a tendência é de queda. Entre 1979 e 1994, o número de pessoas trabalhando nas maiores corporações dosEstados Unidos caiu aproximadamente um terço, de 16,2 milhões para 11,6 milhões.
A Revolução Industrial acabou ocasionando a enorme expansão da classe média e elevou o padrão de vida de todos; porém, inicialmente, na verdade ela aumentou mais ainda a lacuna já grande entre ricos e pobres, da mesmo forma que a Revolução da Informação está fazendo hoje. Pouco após a Guerra da Secessão, em 1869, osprodutos agrícolas constituíam quase 40% do PIB norte-americano, meio século depois após o final da Primeira Guerra Mundial, esse percentual havia caído para 14% e ao final do século XX este índice estava em 1,4%. Da mesma forma, atualmente, o índice que está caindo é o do setor industrial em detrimento do setor de serviços. Mas, do mesmo modo em que a Revolução Industrial não acabou com aagricultura, pois as pessoas precisam de alimentos proveniente da agricultura, a Revolução da Informação não acabará com a indústria (Stewart, 1998).
A atual Revolução da Informação abre espaço para a Era do Conhecimento.
A Era do Conhecimento se inicia com a criação do transistor, em 1948, que é o ponto de partida para toda a revolução digital. A partir de então, pode-se dizer que se está na terceirageração, a da informação; anteriormente já se passou a era do hardware e do software.
Na era do hardware, o principal foco era a capacidade de processamento, de memória. Na era do software, a busca era por programas cada vez mais interativos e funcionais. Com o advento da Internet, o volume de informação cresceu exponencialmente e faz-se necessário, cada vez mais, de ferramentas inteligentesque filtrem, classifiquem, estabeleçam prioridades e gerenciem esse grande volume de informações. Assim, na era do conhecimento, é essencial haver pessoas, cérebros, que criem essas ferramentas, unindo os conhecimentos a respeito do hardware e do software.
A gestão das pessoas, ou do capital intelectual, é a principal forma de evoluir o valor das empresas, visto que a grande dificuldade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de inovações
  • Conhecimento e gestão do conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • gestao conhecimento
  • gestao do conhecimento
  • Gestao de conhecimento
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!