Maria.

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Por
A Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, cavaleiro da Espanha no século XVI, ao transcorrer do ano de 1534. Objetivando como principal razão de sua criação, o combate contra omovimento protestante, utilizando como método o ensinamento religioso especialmente preparado para tal finalidade. Os aristocratas europeus e o catolicismo romano, estavam cada vez mais preocupados com ocrescimento forte e influente do protestantismo reformista, ou da Reforma Protestante, mais comumente conhecida.

Porém a Companhia em sua divisa – “Para a Maior Glória de Deus”, tradução de “AdMajorem Dei Gloriam” – mostrava o intenso ato de sua atividade apostólica. Eram os religiosos consagrados para pregações, realizavam pesquisas em âmbitos teológicos e exegéticos, aplicavam-se às suasmissões, direcionavam retiros espirituais dentre outras atividades. Também ensinavam em universidades e colégios, tendo sido criado pelos jesuítas o curso secundário autônomo.

Não era, a Companhia deJesus, como as outras companhias, uma ordem religiosa. Tendo em seus integrantes combatentes, um sentimento a ponto de considerarem-se como um exército militar organizado da igreja, ou como soldadosda mesma. Achavam eles que deveriam como deveres de ofício, combater eliminando aos que viessem a pôr os princípios do catolicismo em risco, infiltrando-se para isto nas atividades culturais esociais, diga-se, em todas elas.

Na bula Regimini Militantis ecclesiae, o Papa Paulo III concedeu a oficial aprovação no ano de 1540, no dia 27 de Setembro para a Companhia de Jesus. Como dever os membrosda Companhia tinham, em direta dependência ao sumo pontífice, obedecê-lo presando-lhe voto em caráter especial.

Estando dividida em grupos de províncias, conforme critérios referentes àlinguística e geografia, a Companhia compunha suas formações assistenciais. Os reitores, assim denominados nos colégios, eram governadores das casas, diga-se de todas elas, sendo destribuídos para cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria
  • maria
  • Maria
  • Maria
  • Maria
  • maria
  • Maria
  • Maria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!