Contexto Hist Rico Do Livro De Atos Dos Ap Stolos

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
Contexto histórico do livro de Atos dos Apóstolos
Os Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento. Ele descreve a história da Era Apostólica. O autor é tradicionalmente identificado como Lucas, o médico amado, cidadão sírio de Antioquia e companheiro de Paulo.
O Evangelho de Lucas e o livro de Atos formavam dois volumes de uma mesma obra, somente quando o evangelho foi separado dessasegunda parte do livro e colocado junto com os outros três evangelhos é que houve a necessidade de dar um título ao segundo volume. O título segue um costume da literatura helenística, que conhecia os Atos de personagens proeminentes da história.
O objetivo desse livro é mostrar a ação do Espírito Santo na primeira comunidade cristã e, por ela, no mundo em redor. O conteúdo do livro não correspondeao seu título, porque não se fala de todos os apóstolos, mas somente de Pedro e de Paulo. João e Filipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os atos desses apóstolos que achamos no livro, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela ação do Espírito Santo.
Data:
Algumas considerações devem ser avaliadas:
(1) Não é mencionado nenhum material paulino emAtos. Portanto Atos foi escrito antes da circulação universal das cartas de Paulo. Portanto Atos foi escrito antes do segundo século.
(2) Não é mencionada a Queda de Jerusalém. Isso aconteceu no ano 70d.C com General Tito. Portanto, Atos foi escrito em data anterior a esta.
(3) Não é mencionada a morte de Paulo. Isso sugere que Paulo ainda estava vivo enquanto Lucas coletava informações sobre osfatos mencionados. Se a tradição está correta, Paulo morreu debaixo do governo de Nero, que findou por volta do ano 68 d.C. Portanto, Atos foi escrito antes dessa data.
(4) Não é mencionada a perseguição de Nero contra os cristãos. Segundo a história, a perseguição de Nero, iniciada no ano de 64d.C., foi a mais cruel. Portanto, Lucas escreveu Atos antes de 64d.C.
À luz dessas considerações podemosconcluir que Atos foi escrito antes de 64d.C. Alguns comentaristas tem sugerido que Lucas tenha escrito o livro durante os eventos narrados no fim dele, o que sugere uma data entre 61d.C e 63d.C.
Características:
Lucas é um livro que combina uma multiplicidade de intenções, todas elas envolvidos com aspectos característicos da narrativa. Podemos dizer que existem três grandes pilares em Atos:Didático, Teológico e Apologético.
Atos é um livro Didático:
Atos é o segundo volume de uma obra com intenções claramente didáticas (cf. Lc 1.1-4). Lucas intenta fortalecer e edificar Teófilo em sua fé por meio de um relato ordenado. No evangelho Lucas narra o ensino e a obra de Jesus, o Messias; em Atos, ele narra as obras do Cristo ressurreto por meio de Seus apóstolos, no poder do Espírito.
Atos éum livro Teológico:
Além disso, Lucas tem intenções claramente teológicas. O tema do reino de Deus permeia os dois livros. Assim é que Atos começa com uma pergunta escatológica (1.6) e termina com vocabulário escatológico (28.31).
Outra ênfase teológica é o relacionamento da Igreja com o reino de Deus, ou seja, como a mensagem do reino, soberanamente, deixou de ser um fenômeno predominantementejudeu e se tornou um movimento predominantemente gentílico, com seu centro se deslocando de Jerusalém para Roma. Ele demonstrou ao(s) seu(s) leitor(es) como Deus tencionava incluir em Seu reino um povo formado por judeus e gentios durante esta era.[4]
Assim como fizera no evangelho, Lucas vindicou esta mudança na operação divina em Atos narrando a oferta autorizada da mensagem cristã aos judeus, esua rejeição por Israel, de Jerusalém a Roma, escancarando assim a porta aos Gentios. Assim, as palavras de Paulo e Barnabé aos judeus em Antioquia da Pisídia são significativas: “Era necessário que a Palavra de Deus fosse proclamada primeiramente a vós; visto que a repudiais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios” (13.46). Para os judeus incrédulos em Roma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contexto hist rico
  • Contexto Hist rico
  • Contexto Hist Rico
  • Contexto Hist Rico Barroco
  • Contexto Hist Rico Pre
  • CONTEXTO HIST RICO
  • CONTEXTO HIST RICO
  • Contexto Hist Rico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!