Contexto Hist Rico Do Livro De Atos Dos Ap Stolos

2119 palavras 9 páginas
Contexto histórico do livro de Atos dos Apóstolos
Os Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento. Ele descreve a história da Era Apostólica. O autor é tradicionalmente identificado como Lucas, o médico amado, cidadão sírio de Antioquia e companheiro de Paulo.
O Evangelho de Lucas e o livro de Atos formavam dois volumes de uma mesma obra, somente quando o evangelho foi separado dessa segunda parte do livro e colocado junto com os outros três evangelhos é que houve a necessidade de dar um título ao segundo volume. O título segue um costume da literatura helenística, que conhecia os Atos de personagens proeminentes da história.
O objetivo desse livro é mostrar a ação do Espírito Santo na primeira comunidade cristã e, por ela, no mundo em redor. O conteúdo do livro não corresponde ao seu título, porque não se fala de todos os apóstolos, mas somente de Pedro e de Paulo. João e Filipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os atos desses apóstolos que achamos no livro, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela ação do Espírito Santo.
Data:
Algumas considerações devem ser avaliadas:
(1) Não é mencionado nenhum material paulino em Atos. Portanto Atos foi escrito antes da circulação universal das cartas de Paulo. Portanto Atos foi escrito antes do segundo século.
(2) Não é mencionada a Queda de Jerusalém. Isso aconteceu no ano 70d.C com General Tito. Portanto, Atos foi escrito em data anterior a esta.
(3) Não é mencionada a morte de Paulo. Isso sugere que Paulo ainda estava vivo enquanto Lucas coletava informações sobre os fatos mencionados. Se a tradição está correta, Paulo morreu debaixo do governo de Nero, que findou por volta do ano 68 d.C. Portanto, Atos foi escrito antes dessa data.
(4) Não é mencionada a perseguição de Nero contra os cristãos. Segundo a história, a perseguição de Nero, iniciada no ano de 64d.C., foi a mais cruel. Portanto, Lucas escreveu Atos antes de 64d.C.
À luz dessas considerações podemos

Relacionados

  • marx karl
    266395 palavras | 1066 páginas