Patombola

1311 palavras 6 páginas
Trabalho sobre o Quilombo de Ivaporunduva

Mariana Fortes ­ 20
Mariana Cunha ­ 21
Marília Seriacopi ­ 22
Marina Basile ­ 23
Sabrina Mori ­ 29 1 ano B

Introdução:

No período de escravidão do Brasil, os quilombos eram comunidades

situadas em locais escondidos nas matas, onde os negros escravizados que conseguiam fugir se refugiavam. Nesses locais, eles viviam com base em aspectos de sua cultura africana.
Um dos mais importantes quilombos do Brasil está localizado no Município de
Eldorado, às margens do Rio Ribeira de Iguapé, o Quilombo de Ivaporunduva. Sua origem se deu devido ao fato de que a dona de alguns escravos, Maria Joana, morreu e deixou a eles suas terras. Atualmente, a área está ocupada por famílias que sobrevivem com o cultivo tradicional de roça.

Fotografia da estrada e dos bananais do Quilombo de Ivaporunduva. História:

A maioria dos quilombos da região de Eldorado surgiu devido à mudança da

maioria dos fazendeiros locais para Minas Gerais, devido a expansão aurífera nessa região. Já o Quilombo de Ivaporunduva, se originou devido ao fato de que a dona do grupo original, Maria Joana, acabou falecendo e, como os negros escravizados não

podiam frequentar outros locais, utilizavam a canoa para conseguir comercializar o ouro que já possuíam. Além disso, começaram a praticar agricultura.
Com a ditadura, a comunidade sofreu muito, pois houve um grande movimento de caçada, onde militares invadiam seu terreno, caçando os animais e interferindo na biodiversidade local e, consequentemente na flora local.. Com a
Constituição de 1988, houve a redemocratização e foi dado aos quilombolas o direito constitucional à terra.
Em 1997, com a produção de um filme internacional (“O Povo dos

Relacionados