consumo no brasil

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


TRABALHO DE
ÉTICA E CIDADANIA












Alunos: Marina Maria Amarante Ferreira
José Leônidas S. Santos
Turma: 801
Professor: Djanderson Santos
INTRODUÇÃO

Muitas vezes relacionamos consumismo à felicidade, como fazer compras no shopping, ir a um restaurante ou comprar através da internet. Com o lançamento cada vez maior de novos aparelhos eletrônicos e outrastecnologias, as pessoas sentem uma necessidade de consumir. Mas sustentamos esse consumismo através do trabalho do esforço de cada um. Fazendo com que a população precise trabalhar para poder sustentar o consumismo. Ou seja, as pessoas têm mais, compram mais, mas o cansativo dia de trabalho as deixa infelizes.
O principal alvo desse consumismo é o jovem por está mais conectado às tecnologias, oque facilita a persuadiação de compra através das inúmeras propagandas que lhes são oferecidas. Além do fato dos jovens gostarem mais de novidades, experimentar objetos novos, ter um estilo diferente e interessante para chamar a atenção positivamente, alterando no modo de como é visto na sociedade, ou até mesmo para se satisfazer, mostrando o que tem e como se veste.
Hoje em dia, vivemos em umasociedade em que a globalização influencia muito em nossa vida, chegando ao ponto de descrever uma pessoa pelo o que ela consome, mudando nossas atitudes e modo de ver as pessoas.
Como consequências, podemos ver a quantidade de lixo produzido a cada dia, sujando rios, inundando ruas, sujando a cidade. Isso nos faz repensar sobre sustentabilidade: é possível reduzir e reaproveitar o que nãoprecisamos, formando outros objetos para o nosso consumo.
A Igreja também possui sua crítica com relação ao consumismo, alegando que festas comemorativas, como: Páscoa e Natal vêm perdendo sua essência, pelo excesso de presentes que são trocados, fazendo com que muitos não saibam o verdadeiro significado dessas datas.
Podemos adicionar o aumento do cheque especial e o limite do cartão decrédito. O que faz com que as pessoas se endividem mais.












DESENVOLVIMENTO

A abundância dos bens de consumo é considerada um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas. No entanto, esta passou a receber uma visão negativa, sendo objeto de críticas que consideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas.
No entanto, com aexpansão da sociedade de consumo o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. A sociedade de consumo produz carências e desejos incessantemente. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem aquilo que vestem ou calçam, pelo carro e pelo telefone celular que exibem em público, Fazendo com quepróprio indivíduo passa a se auto avaliar pelo que tem e pelo que consome.
A felicidade e a qualidade são cada vez mais associadas e reduzidas às conquistas materiais. Isto leva a um ciclo vicioso, em que o indivíduo trabalha para manter e ostentar um nível de consumo, reduzindo o tempo dedicado ao lazer e a outras atividades e relações sociais. Mas se nossas identidades se definem também peloconsumo, poderíamos associar o exercício da cidadania e a participação política às atividades de consumo, já que é nestas atividades que sentimos que pertencemos e que fazemos parte de redes sociais.
Temas de grande interesse nacional, como a carga de impostos, a qualidade da educação, o excesso de gastos correntes, o estado lastimável da saúde e o caos na infraestrutura, retornarão ao nível dasdeclarações vagas, já que o voto se tornou plebiscitário. É um voto de confiança irrestrita, e nada mais. O cidadão parece disposto a aceitar o jugo do imposto, o ensino repetente, a gastança do político, a fila hospitalar, desde que não se mude o atual modelo que lhe ampliou o crédito para consumo.
Mas uma extensa máquina financeira eleitoral opera os interesses reais dos participantes desse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Jovem e o consumo no Brasil
  • Estatistica
  • O consumo no Brasil e a ética do Mercado
  • CONSUMO DE BEBIDAS NO BRASIL
  • Consumo exagerado do brasil
  • Consumo de cervejas no brasil
  • Produ O E Consumo De Energia No Brasil
  • Tributação sobre consumo no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!