Consumo de chocolates no Brasil

Páginas: 20 (4790 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
SUMÁRIO

1. História do chocolate 3
2. Chegada ao Brasil 3
3. História da Kopenhagen 4
4. Visão 6
5. Missão 6
6. Valores 7
7. Público Alvo 7
8. Macroambiente Ecônomico 7
9. Macroambiente Demográfico 9
10. Macroambiente Sócio-cultural 11
11. Macroambiente Natural 12
12. Macroambiente Técnológico 13
13. Macroambiente Político-Legal 14
14. Marketing Estratégico 19
15. Referênciasbiliográficas 21






1. História do Chocolate
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, sua origem remonta as civilizações pré-colombianas da America Central. Os Maias, Olmecas e Astecas, muito antes da colonização espanhola, já tomavam em seus rituais e banquetes um tipo de suco de cacau, chamado por alguns deles de “tchocolat”. O cacau para essepovo tinha origem divina, e os Maias chegavam a comemorar em abril o dia de seu Deus do cacau: Ek Chuab. O fruto era considerado tão nobre para esses povos que suas sementes eram ate mesmo usadas como moeda.
O chocolate, como é consumido hoje, é o resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o inicio da colonização da America. Seu sabor incomparável fez com que, durante o século 18, umbotânico sueco chamado Carlos Lineu, que estudava as plantas das “novas terras”, nomeasse a árvore do cacau como Theo-Broma, que em latim significa Alimento Divino.

2. Chegada ao Brasil
Foi apenas a partir da segunda metade do século XIX que algumas fabricas de chocolate foram instaladas no Brasil.
Em Porto Alegre os irmãos e imigrantes alemães Franz e Max Neugebauer, em sociedade com FritzGerhart, fundaram a empresa Neugebauer Irmãos e Gerhart em 1891, considerada atualmente a mais antiga fabrica brasileira de chocolate.
Existem 38 grandes fabricantes no Brasil, que exportam seus produtos para 174 países. Dados recentes indicam que a Nestle, a Kraft e a Garoto detém 90% do mercado brasileiro, enquanto a Mars conta com 3% e o restante do mercado que possui centenas de companhiasregionais.
A Kraft Foods é a segunda m aior fabricante de chocolate do Brasil, com 35,8% das vendas em 2009, e segundo a Nielsen, esta atrás apenas da Nestle e de sua controlada, a Garoto, que tem 22,5% e 22% do mercado, respectivamente.

Kopenhagen
“A grife de chocolates finos”

3. História da Kopenhagen
Do alto dos seus 85 anos, a Kopenhagen permanece referência quando se fala emchocolates finos no Brasil e por isso comemora junto com seus milhares de clientes os bons momentos que ajudaram a construir através das décadas.
Nossa doce história começou em 1928 quando o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, recém-chegados da Letônia, iniciou na cozinha de sua casa a produção do marzipan, um doce europeu clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar. David saía todas asmanhãs com os doces acomodados em uma maleta de couro. Seu destino eram as ruas São Bento e Direita, no centro da cidade de São Paulo. O marzipan não só atraia os imigrantes que por lá circulavam, mas também caiu no gosto dos paulistanos, o que possibilitou ao casal abrir a primeira loja em 1929. Foi na ladeira Miguel Couto que o cardápio de guloseimas aumentou. O casal visionário decorava as vitrinesde acordo com as festividades da época e, na Páscoa de 1930, começaram a produzir ovos de chocolate. A primeira fábrica foi inaugurada em 1943, na Rua Joaquim Floriano, no bairro do Itaim Bibi, na zona sul. Com maior potencial de produção foi possível ampliar as opções de doces e a quantidade de lojas.
Até a década de 80 e 90, a marca estava muito bem e havia se transformado em sinônimo dechocolates finos. Mas novos concorrentes, a volátil economia brasileira e a falta de investimento na empresa deram sinais de enfraquecimento da marca e seus produtos não vendiam mais como em outros anos.
Em 1992 a empresa implantou seu sistema de franquias, para garantir a expansão do negócio fora do eixo Rio-São Paulo, mas em 1996 que a história da Kopenhagen mudou, a família Moraes, hoje Grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumo de chocolate
  • brasilia campeã no consumo de chocolate
  • Chocolates brasil
  • consumo no brasil
  • Chocolates Brasil Cacau
  • Chocolates Brasil Cacau
  • Chocolates Brasil Cacau
  • Chocolates Brasil Cacau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!