Ascaris Lumbricoides

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UTRAMIG – Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais
VERMES
Ascaris lumbricoides
Raquel Gonzalez Impellizieri
Belo Horizonte 2014
Raquel Gonzalez Impellizieri

Vermes
Ascaris lumbricoides

Os ascarídeos são parasitos do intestino delgado de vertebrados, geralmente incluem parasitos de grande porte, não são hematófagos e nem se alimentam dos tecidos dos hospedeiros.Geralmente se alimentam do conteúdo intestinal pré-digerido. Trabalho apresentado à disciplina de introdução a informática no curso Técnico em Análises Clínica Professora Fernanda Sales Turma: 1º etapa – turno Noite.


Belo Horizonte 2014




















































INTRODUÇÃO

A espécie Ascaris lumbricoides é a mais bemconhecida entre os nematódeos por ser muito comum na espécie humana. Ainda hoje constitui um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. As crianças são as mais atingidas e apresentam as repercussões clínicas mais significativas dá infecção parasitária. No Brasil, diversos estudos realizados em pré-escolares e escolares mostraram elevada prevalência dessaparasitose intestinal.
O ambiente exerce um importante papel na transmissão da parasitose, já que os ovos embrionados do Áscaris lumbricoides, quando eliminados no solo pelas fezes do hospedeiro definitivo, não possuem capacidade de infecção. Essa capacidade só é adquirida após processo evolutivo que dura cerca de três ou quatro semanas, necessitando para isso de lugares úmidos, quentes e sombreados,pelo qual água e alimentos podem ser contaminados.
Ascaris lumbricoides está associada a precárias condições sanitárias, constituindo importante indicador do estado de saúde de uma população. Diversos fatores são capazes de interferir em sua prevalência: área geográfica estudada, tipo de comunidade (aberta ou fechada), nível socioeconômico, acessibilidade a bens e serviços, estado nutricional,idade e ocorrência de predisposição à infecção parasitária.

Morfologia

Macho: Mede Cerca de 20 a 30 cm e apresenta cor leitosa e com extremidade posterior encurvada para a fase ventral possui boca na extremidade anterior, contornada por três fortes lábios.



Fêmea: Semelhante ao macho, porém é mais robusta, medindo cerca de 30 a 40 cm.



Ovos: Apresentam três camadas: camadainterna ou membrana vitelina – delgada e impermeável à água; uma camada média – espessa quitinosa e transparente; e uma camada externa-grossa, de superfície mamilonada e irregular, composta por mucopolissacarídeos. Essa camada é secretada pela parede uterina do parasita e não pelo próprio ovo, como são as demais camadas. A camada externa tem coloração amarronzada e é muito aderente, fato esse quefacilita a adesão dos ovos às superfícies de frutas, verduras, dinheiro, solo e inúmeras outras partículas, o que contribui para a sua disseminação em áreas endêmicas.


Transmissão

Ingestão de ovos larvados contendo a larva infectante (L3), procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Poeira e insetos podem veicular mecanicamente os ovos de Ascaris lumbricoides. Atransmissão também pode ocorrer pela contaminação do depósito subungueal com ovos viáveis.

Ciclo Biológico

A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminado pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.
No intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva.
Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coraçãoe pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.
Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.
Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traquéia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.
Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricóides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides
  • Ascaris lumbricoides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!