Consultoria Interna

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O processo de Consultoria interna de RH:
O modelo de Consultoria Interna em RH é uma tendência cada vez mais presente nas organizações. A transformação do papel da área de Recursos Humanos, mais estratégico e presente nas decisões da empresa, passam a exigir que o profissional de RH esteja lado a lado das equipes e gestores, acompanhando os processos. O consultor interno de RH vai além nasua atuação, não sendo mais somente especialista em determinadas atividades – como recrutamento e seleção ou treinamento – e passa a acompanhar efetivamente os resultados de cada área, buscando o objetivo em conjunto com as equipes.

Outra Resposta:
A consultoria interna de recursos humanos é realizada por um funcionário da empresa, de nível técnico ou gerencial. Esse profissional atua comofacilitador, elaborando diagnósticos e até prognósticos, buscando soluções para os problemas e orientando os processos de mudança.
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.
Com a transição do modelo de gestão centralizado para o modelo descentralizado em que os gestores passaram a assumir oseu papel de gestores de pessoas, o profissional de RH tem diante de si um dos maiores desafios da suas funções: atuar com consultor interno em gestão de pessoas. Um dos principais aspectos a serem considerados nesse momento de transição é a clareza desses papéis por partes desses atores - RH e os Gestores. É preciso ampliar a percepção dos limites e possibilidades do exercício desses papéis e dassuas implicações na organização. Sem essa clareza, os desafios podem ser ainda maiores. Atuar como consultor interno de pessoas requer habilidades para estabelecer uma relação de ajuda às lideranças da organização, envolvendo análise e diagnóstico, prospecção de tendências de futuro e seus impactos na organização. Requer ainda percepção e clareza para orientar tomada de decisões, aconselhamento delíderes, educação de pessoas e preparação para mudanças, negociação, disseminação de valores, sintonia com os clientes, competência técnica e estratégica e uma liderança inspiradora, capaz de motivar as pessoas para a geração de resultados em uma relação ganha-ganha que envolve a empresa, pessoas, clientes e sociedade.
Diferenças entre Consultor Interno e externo:
Consultoria interna é umaatividade meio, orientada para dar suporte às atividades fins que envolvem mudança, conhecimento técnico, pesquisa e desenvolvimento. Também se define como o conjunto de atividades desenvolvidas por um consultor de RH que ajuda o seu cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem em seu ambiente. Consultoria Externa é contratação de um profissional com olhar externo, quepercebe as diferentes faces e necessidades da empresa, sem estar impregnado ou envolvido como um funcionário, que pode perceber e enriquecer a empresa diante de uma mudança.

Modalidades da consultoria Interna:
Existem vários tipos de consultorias, e elas se diferenciam no como será oferecido para o cliente:
MODELO DE CONSULTORIA PRESCRITIVO/ MÉDICO PACIENTE

CARACTERISTICAS: É usado quandouma empresa resolve fazer um check up em um ou mais setores que se encontra com problemas, por isso necessita de um ou vários consultores para realizar o trabalho. Esse modelo é o mais antigo, o consultor é chamado para fazer o diagnostico e prescrever um remédio para resolver o problema. Ele deve apontar o que está errado e dizer o que é certo.
VANTAGENS: Identificar os pontos de decrescimentoe estabelecer ações corretivas. Através da competência técnica do consultor, de leitura de situações e elaboração de diagnósticos ele pode descobrir oportunidades para a condução da empresa a uma situação melhor que a original.
DESVANTAGENS:Pode acontecer de, a empresa correr um grande risco no resultado, pois uma vez que ela não identifica para o consultor o ponto onde ele deverá agir, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consultoria Interna
  • Consultoria interna
  • Consultoria interna
  • Consultoria interna
  • Consultoria interna
  • Consultoria Interna
  • consultoria interna
  • Consultoria interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!