constitucional

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Exercício – Unidade 1 e 2

1. Sobre o controle de constitucionalidade pela via incidental no direito brasileiro é correto afirmar que:


a) pode ser feito por qualquer juiz ou tribunal diantede um caso concreto, vedada a declaração de inconstitucionalidade de ofício, em razão do princípio da inércia jurisdicional.
b) a declaração de inconstitucionalidade efetuada nos tribunais demandaum quorum de maioria absoluta e a necessidade de que o julgamento seja feito pelo plenário ou órgão especial.
c) no julgamento de recurso extraordinário, o Supremo Tribunal Federal pode realizaruma reavaliação ampla de questões de fato trazidas pelo recorrente.
d) o Supremo Tribunal Federal, após declarar incidentalmente uma lei inconstitucional, comunicará a decisão ao Senado Federal, queeditará vinculadamente uma resolução para suspender a eficácia da lei julgada inconstitucional.
e) não é possível a declaração incidental de inconstitucionalidade de lei anterior à ConstituiçãoFederal de 1988, uma vez que eventual incompatibilidade será resolvida pela revogação (lei posterior revoga lei anterior).

2. ( ) A Ação Direta de Inconstitucionalidade pode ser proposta perante oSupremo Tribunal Federal para declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.

3. ( ) Poderão os Tribunais ou Juízes declarar a inconstitucionalidade de lei ou atonormativo do Poder Público pelo voto da maioria simples de seus membros.

4.Marque a alternativa CORRETA. Pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória deconstitucionalidade: 


a) Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito estadual.
b) O Procurador-Geral da República.
c) O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil
d) O Procurador-Geraldo Estado.

5. Considere que, no julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizou procedimento hermenêutico de “interpretação conforme” e declarou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constitucional
  • constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional
  • Constitucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!