Conhecendo o IBR

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Centro Universitário Jorge Amado


Aquira Pereira
Elizabete Dantas
Larissa Tanan
Marina Rosado
Nadilene Calazans
Tamiris Bomfim
Tatiane Moura
Thays Sampaio
Valéria Rocha









Visita Técnica
IBR (Instituto Bahiano de Reabilitação)




















Com o intuito de conhecer o trabalho do serviço social, a equipe visitou no dia 04 de novembro de2014, a instituição IBR (Instituto Bahiano de reabilitação), contando com o apoio da assistente social Cristiane Oliveira Souza (CRESS 3564), possibilitando assim a concretização do trabalho. A entrevista foi realizada as 11h00min horas, contendo 1 hora e 03 minutos de duração.


A instituição.

1. Localização.
Avenida presidente Vargas, Nº 2947 – Ondina. Salvador-Bahia. Brasil.
Telefone (71)35045900

2. Horário de Funcionamento.
Das 07h00min as 17h00min

3. Natureza.
O IBR (Instituto Bahiano de Reabilitação) foi criado pelo médico Fernando Nova em 1956, para atender pessoas acometidas pela paralisia infantil. A instituição funcionava num antigo prédio em brotas, de uma pequena estrutura sem condições de ampliação de atendimento. Com o bom funcionamento e na eficácia notratamento dos pacientes com doença e patologia física, a instituição virou referencia em salvador e interiores do Estado, ganhando um espaço (atualmente em Ondina), mais estruturado podendo expandir suas especialidades no tratamento de habilitação e reabilitação.
Desde 2003 a Fundação José Silveira administra o IBR, oferecendo atendimento especializado para todas as pessoas portadoras da doença físicae patologia física. Oferece atendimento sem limite de idade e para residentes em salvador e do interior do Estado.


4. Objetivo.
Reabilitação de pessoas portadora de doenças físicas e patologias físicas.



5. Equipe Técnica
A instituição é formada por mais de 200 colaboradores, incluindo RH e administração.
O IBR conta com equipe de clinica médica especializados no tratamento dedoenças Neuropsicomotoras, reabilitação e pós-reabilitação.

Clinica Médica.
Fisiatra
Pediatra
Neurologista Infantil
Ortopedista
Urologista
Odontologista
Gastroenterologista
Cardiologista

Reabilitação.
Fisioterapeuta
Terapeuta Ocupacional
Psicólogo
Fonoaudiólogo
Pedagogo Infantil
Serviço Social
Arterapia
Nutricionista

Pós Reabilitação
Musicoterapia
DançaterapiaFisioterapia aquática

A equipe médica é coordenada pelo Drº Ailton Pedreiro, a equipe de reabilitação pelo coordenador Rogério Gomes e a equipe de pós-reabilitação pelo educador físico Danilo Haum.

6. População que atende.
Pessoas de baixa renda acometidas pelas doenças e patologia física residentes de salvador e interior da Bahia. Sem limite de idade, desde recém-nascido até o idoso.Caracterização do Serviço Social

1. Posição no Organograma da instituição
O serviço social esta ligado diretamente a Coordenação de Rogério Gomes, pois atua como parte da reabilitação dos pacientes acometidos pela doença e patologia física. A assistente social Cristiane de Oliveira Souza atua como líder da equipe de assistência social, subordinada apenas ao coordenador.

2. Numero deprofissionais/estagiários.
O grupo de assistência social é formado por cinco assistentes sociais, uma auxiliar administrativa para apoiar e dois estagiários. Sendo que quatro assistentes diretos ao paciente, uma assistente em trabalho de grupo.



3. Trabalho Desenvolvido.
O serviço social desenvolve um trabalho de acolhimento, esclarecimento dos direitos e as responsabilidades do paciente, orientandosobre o beneficio social, marcação de exames na rede sócio assistencial, com um suporte que favorece o melhor aproveitamento das terapias. Promove ainda cursos de formação, grupos terapêuticos envolvendo famílias ou cuidadores.
Os programas desenvolvidos pelo serviço social são:
Cuidando do cuidador, tendo como objetivo capacitar as pessoas envolvidas diretamente no cuidado do paciente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecendo
  • Conhecendo
  • conhecendo
  • Conhecendo
  • IBR e BVD
  • conhecendo mais
  • Trabalho Ibr Na Norma
  • Conhecendo o bairro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!