Bioquimica

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1 - Quais as funções dos lipídios?

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadasreações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmica (mamíferos), além de colaborarna composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
2- Quais são os monômeros de lipídios?
Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras(substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na c arne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.
Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxosessenciais.A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos, é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligado a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.
Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelasabelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a MANGA). Exerce função de impermeabilização e proteção. Ceras. Os frutos e folhas apresentam uma fina camada de cera em suas superfícies, impermeabilizando-as para dificultar a desidratação. Alguns insetos, como as abelhas, também produzem cerídeos.
Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possui umaregião polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.
Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente. Óleos e gorduras. Em temperatura em torno de 20ºC, mostram-se pastosos, como as gorduras, ou líquidos, como os óleos. Possuem papel energético e isolante. Principalmente em aves emamíferos, ocorre um depósito gorduroso sob a pele (panículo adiposo), que, além de atuar como reserva energética, também fornece isolamento térmico impedindo perda de calor. Alguns mamíferos típicos de regiões frias, como os ursos polares e as raposas do Ártico, apresentam esta camada especialmente desenvolvida para permitir a sobrevivência em temperaturas negativas de até 40ºC.
Esteroides → formados porlongas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol). São exemplos de esteroides: A testosterona (hormônio testicular), a progesterona (hormônio ovariano) e os hormônios das glândulas suprarrenais (cortisona) e o colesterol, (componente das membranascelulares e precursor da síntese de outros esteroides, como a  vitamina “D”).
Compostos: além dos componentes do lipídio simples, ocorrem também os átomos de fósforo (P) e nitrogênio (N). Os fosfolipídios que ocorrem nas membranas celulares apresentam radicais fosfato associados a lipídios. Os esfingolipídios abundantes no sistema nervoso apresentam-se ligados a átomos de nitrogênio.
3 – Explique...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquímica
  • Bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!