Comportamento do Consumidor - A psicologia aplicada ao marketing

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Comportamento do Consumidor - A psicologia aplicada ao marketing

Através das ferramentas do composto promocional, o Marketing procura atender às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo que coloca no mercado novos produtos, que serão motivos para novas procuras, transformando-se assim em novos desejos.

O conceito básico de marketing é o de necessidades humanas, já que necessidade é umestado no qual o indivíduo, sente alguma privação; e uma vez, essa necessidade não satisfeita, ele procurará algo que a satisfaça ou mesmo uma compensação, qualquer coisa que seja capaz de reduzi-la.
Desejos são necessidades moldadas pela cultura, personalidade e características individuais. Já a demanda é o desejo por produtos específicos, moldada na vontade de adquirir e no poder de compra, paraessa aquisição.
Como já foi dito, em um post anterior, o marketing não cria necessidades, ela apenas influencia, sugere aos consumidores, que determinado produto, satisfaria suas necessidades.

O comportamento do consumidor é baseado em promessas e percepções. Promessa é troca. Tanto clientes quanto empresas, no momento em que se relacionam, apresentam uma série de promessas, de um lado, a empresa,promete o melhor produto ou serviço, a solução para todos problemas; e de outro lado, o cliente, apresenta um conjunto de promessas relacionadas ao seu comprometimento nessa relação.
Já a percepção é o modo como as pessoas, sejam elas consumidoras ou não, selecionam, analisam e interpretam informações recebidas. A percepção dependerá do estímulo x condições individuais x situação em que esseestímulo acontece; sendo que cada um, seleciona, analisa e interpreta , de acordo com as necessidades e experiências próprias.
As expectativas, vêm após a percepção, pois elas são o resultado das informações coletadas durante esse processo e serão utilizadas, para avaliar o produto ou serviço, antes e após a sua aquisição.

Entender o comportamento do consumidor não é uma tarefa fácil, uma vez, que nãoexiste um único motivo que atue de forma individual no ato da compra, no momento em que o consumidor decide pela marca "A", em detrimento de uma outra qualquer; afinal é um processo sistemático, através do qual, o comprador tem um relacionamento muito próximo, com o ambiente que o cerca, no momento da tomada de decisão, em relação ao que está sendo oferecido.
Essa tomada de decisões passa pordiversas fases: identicação da necessidade, busca e avaliação de informações, do que é necessário, decisão e avaliação de compra.
E, como as ações de compra são influenciadas por diversos fatores e motivos, deve-se buscar padrões de comportamento, entre os grupos de forma a atingir um público mais amplo.

Várias teorias, têm tentando ao longo dos tempos, explicar os mistérios do comportamento, comonota-se abaixo:
A Teoria Microeconômica, destaca que as influências exercidas no consumidor são meramente de ordem econônima, pois baseia-se no fato de que o consumidor, no ato da compra, aje de forma racional e tem completo conhecimento de quais são suas melhores alternativas, pois busca sempre maximizar a sua satisfação dentro dos limites de seus recursos financeiros.

A Teoria Behavioristadefende a ideia de que todo aprendizado depende de estímulos e recompensas, tratando o consumidor com um ser meramente mecânico, ignorando qualquer forma de consciência, à medida que, ao se repetir determinado estímulo, como um comercial de TV, poderá alcançar uma reação de compra.

A abordagem da Teoria Cognitiva estabelece que o comportamento é influenciado por atitudes, convicções e experiênciasanteriores e que o mesmo comportamento varia em relação ao alvo, expectativas, soluções de problemas e situação, uma vez, que toda decisão é cercada por momentos de inquietação e dissonância, pois há riscos, vantagens e desvantagens a serem considerados.

Já a Teoria Gestáltica, temos que o comportamento deve ser interpretado como um processo global. Segundo essa teoria, o indivíduo percebe e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia do consumidor e comportamento do consumidor
  • Marketing e comportamento do consumidor
  • Marketing
  • Comportamento do consumidor e marketing de relacionamento
  • Marketing-comportamento do consumidor
  • O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR – MARKETING
  • O marketing e o comportamento do consumidor
  • 3.1 O que é psicologia e comportamento do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!