CASO CONCRETO - CIVIL III

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2015
Respostas - Direito Civil III - Caso Concreto – 01




a) A afirmação apresentada no texto não guarda validade face à nova ordem jurídica civil e constitucional. O texto adota uma concepçãoclássica quanto a relação contratual, atribuindo ao princípio da obrigatoriedade da convenção ( pacta sunt servanda ) um caráter absoluto ou imutável. Atualmente, o princípio de que o contrato é lei entreas partes ( Hans Kelsen ) tem sofrido mitigação ou relativização pelos princípios sociais da boa-fé objetiva e da função social do contrato.
b)
Parte 1 - Para Miguel Reale o contrato nasce de umaambivalência, de uma correlação essencial entre o valor do indivíduo e o valor da coletividade. " O contrato é um elo que, de um lado, põe o valor do indivíduo como aquele que o cria, mas, de outrolado, estabelece a sociedade como o lugar onde o contrato vai ser executado e onde vai receber uma razão de equilíbrio e medida ".1 Sendo assim, tal princípio possui duas funções essenciais:

FunçãoSocial Intrínseca : Tem como objetivo resguardar e equilibrar a relação contratual entre as partes, evitando assim a possibilidade de uma contratação injusta ou excessivamente onerosa;
Função SocialExtrínseca : Ainda que justo e equilibrado na relação privada, o contrato não poderá prejudicar a coletividade violando preceitos de ordem pública. Em ambos os casos, atua em consonância com oprincípio da dignidade da pessoa humana.

Parte 2 - Embora a função social ocupe um papel destaque ao garantir um equilíbrio à relação contratual, devemos destacar que função primária e natural do contratoé a econômica e não a assistencial.
Segundo Humberto Theodoro Júnior : “ A função social que se atribui ao contrato não pode ignorar sua função primária e natural, que é a econômica. Não pode estaser anulada, a pretexto de cumprir-se, por exemplo, uma atividade assistencial ou caritativa. Ao contrato cabe uma função social, mas não uma função de ‘assistência social’. (...) Por mais que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Casos concretos de direito civil iii
  • Caso concreto 10 Proc. Civil III
  • casos concretos direito processual civil III
  • Caso Concreto 4 Direito civil III
  • Caso Concreto Aula 01 Direito Civil III
  • Caso Concreto 1
  • Casos Concretos
  • Caso Concreto Penal III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!