Case embraer

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Reestruturação Operacional da Embraer

A crise e o processo de privatização
A Embraer, Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, foi fundada no ano de 1969, inicialmente como uma empresa de capital misto controlada pela União, tinha o objetivo de criar aeronaves e peças, além de prestar serviços para a aviação civil e militar. Na época de sua criação, o Estado brasileiro tinha o desejo dedesenvolver a indústria aeronáutica nacional e também estimular a criação de novas empresas neste ramo. Entretanto, durante a década de 1980, a empresa enfrentou grandes problemas. Em virtude da crise fiscal brasileira, alguns dos projetos da Embraer acabaram perdendo suas fontes de financiamento, o que resultou em prejuízos para a organização. Além do mais, com o fim da ditadura militar, em 1985, foireduzido os investimentos no setor de defesa brasileiro, implicando na forte redução de vendas da companhia.
A organização era caracterizada pela importância que se dava ao processo de produção industrial e na engenharia das aeronaves em detrimento das demandas dos consumidores. Por esta razão, a Embraer perdia muitas oportunidades de negócios, já que não tinha o costume de analisar o mercado,por meio de pesquisas e estudos de marketing, antes de desenvolver os novos modelos de aeronaves. A mentalidade que dirigia a empresa era a dos técnicos e dos engenheiros da organização e para eles a eficiência operacional e a produtividade era o que determinava o sucesso empresarial.
No começo da década de 1990, a empresa continuava enfrentando grandes dificuldades financeiras que eram traduzidasem seguidos prejuízos para a organização e na redução da receita bruta, que em 1990 apresentava 582 milhões de dólares e caiu para 177 milhões de dólares, em 1994, consequência da queda das vendas das aeronaves. Desta maneira, no ano de 1994 foi realizado um leilão de privatização da empresa. O Grupo Bozano Simonsen, juntamente com a pensão Previ e Sistel, adquiriu 40% das ações com direito avoto da Embraer, assim foi formado o consórcio controlador da companhia.
A reestruturação da empresa
O novo comando da empresa sabia que era necessário mudar muitos elementos da estrutura organizacional da Embraer, porém sem deixar de acreditar no potencial de vendas. Desta maneira, a primeira mudança tinha de ser na cultura e na atitude das pessoas. A antiga cultura apresentada pela organizaçãoque era caracterizada por um modelo engineering driven (orientado pela engenharia), foi substituída por uma cultura mais comprometida com a satisfação do cliente e a lógica empresarial.
O consórcio controlador da empresa percebeu também que as mudanças na área de operações deveriam ser acompanhadas por outras reformas. Como as vendas estavam em queda, não era mais possível sustentar os antigosgastos da Embraer, desta forma, uma reestruturação reduziu 11% do quadro funcional, principalmente o pessoal da área administrativa e foi iniciada a automatização das linhas de montagem, com o intuito de reduzir os custos de produção da organização. As demissões tinham o objetivo de diminuir os custos e agilizar os processos internos.
Além destas mudanças, era necessário reaquecer as vendas dacompanhia, tanto por meio das modificações das aeronaves já existentes, quanto pela criação de novos modelos de aeronaves mais adequadas às expectativas dos consumidores.
Portanto foi colocado em pratica um projeto de comercialização chamado trade in, em que permitia que os aviões usados fossem negociados, inclusive como parte do pagamento de novas aeronaves, projeto esse que não apenas elevou asreceitas da empresa, mas também aumentou imediatamente a utilização do parque industrial e a fabricação de novas aeronaves. Paralelamente a este projeto, foi iniciado um programa de desenvolvimento de uma nova serie de aeronaves que mais tarde seria o carro-chefe das vendas da organização.
As primeiras mudanças implementadas pelos novos controladores surtiram efeito imediato. A receita com as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Case Inovação Embraer
  • Mini Case Embraer
  • Case Embraer
  • Rede de operações
  • Embraer
  • Embraer
  • embraer
  • Embraer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!