Capitalismo tardio e sociabilidade moderna

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Introdução
O autor disserta e discute sobre os problemas do período dos anos, 50, 60, 70, 80 e 90. Os principais pontos são: a visão do progresso, o processo de industrialização, a instalação da tecnologia, os novos empregos que esta tecnologia trouxe para a sociedade brasileira, enfim, a mudança do “modelo” econômico, social e político de desenvolvimento. A nova realidade que aindustrialização nos trouxe: a estagnação econômica, superinflação, desemprego, violência, as mudanças nos valores da família, a escalada das drogas, a educação, o papel dos meios de comunicação de massa, etc
A modernização trazida pela industrialização trouxe mudanças sociais profundas, e certamente uma melhora na qualidade de vida da população, criando novos produtos e novas oportunidades profissionais. Mas,por não haver uma política econômica preocupada com esse progresso, toda essa modernização acabou por ter fim numa sociedade neoliberalista, de competitividade selvagem, cheia de patologias, resultando hoje, numa desesperança de crescimento econômico e mobilidade social ascendente.











João Manuel Cardoso de Mello e Fernando A. Novais, trazem no livro “Capitalismo tardio esociabilidade moderna”, as mudanças que a sociedade brasileira sofreu no aspecto social, político e econômico devido à modernização trazida pela industrialização. Mudanças que trouxeram melhoria para a sociedade brasileira, mas que em contrapartida, causaram uma infinidade de problemas.
O Brasil, na década de 50, tinha a sensação de que estava a poucos passos da modernização e que, esta modernização olevaria ou o igualaria a um país de primeiro mundo.
Surgem as indústrias do aço, a petroquímica, fibra sintética, hidroelétricas, alumínio, a do cimento, vidro, e papel. Alimentos, indústria têxtil, confecções, calçados, bebidas, móveis. O sistema rodoviário cortava o Brasil de fora a fora. A indústria do automóvel e os eletrodomésticos tomam conta do mercado. Até mesmo navios de carga e aviões oBrasil fabricava. Houve o predomínio do alimento industrializado. Os supermercados e Shopping. A indústria farmacêutica estava no auge, pois de um lado existiam as “doenças do progresso” e de outro “as doenças do atraso”.
Com os avanços tecnológicos, a urbanização e as migrações internas se aceleraram. Em três décadas, trinta e nove milhões de pessoas já haviam migrado do campo para a cidade,atraídas pela esperança de uma vida melhor. A sociedade estava em movimento, nordestinos e mineiros fugiam da seca, moradores do campo eram expulsos pelo capitalismo.
“O Capitalismo cria a ilusão de que as oportunidades são iguais para todos, a ilusão de que triunfam os melhores, os mais trabalhadores, os mais diligentes, os mais econômicos”.
Nessa década a desigualdade era extrema. Poucos eramgrandes empresários. Eram donos de pequenos negócios ou trabalhavam por conta própria. O imigrante era o grande vencedor.
A sociedade estava estruturada de forma desigual, as profissões estavam classificadas de acordo com suas remunerações e com a hierarquia capitalista do trabalho, sendo dividas assim em quatro grupos: o da base da sociedade, o do trabalho qualificado, o da classe média e o dotopo da sociedade.
Os valores capitalistas adentraram nossa sociedade. Havia entre os homens, relações de exploração econômica e dominação política, a ética estava fundamentada nos valores da modernidade.
Os anos de 1950 e 1980 marcam uma sociedade em movimento. O desenvolvimento criou oportunidades de investimento. Havia o Plano de Metas de Juscelino, que tinha como lema “50 anos em 5”. O sistemabancário financiou o consumo, as indústria tradicionais de bens de consumo e a construção civil e a demanda derivada da empresa estrangeira ou da empresa pública promove o surgimento de pequenas e médias empresas. Sem falar no comércio de bebidas, calçados, roupas e alimentos. Homens e mulheres já tinham o direito de escolher seus companheiros, já lutavam pela igualdade social, queriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Resenha de capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Resenha
  • Resenha
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • capitalismo tardio e a sociedade moderna
  • o capitalismo tardio
  • Capitalismo tardio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!