Capitalismo tardio

Páginas: 10 (2263 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
“Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna”
Tema:

“Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna”.

Problema:

O autor disserta e discute sobre os problemas do período dos anos, 50, 60, 70, 80 e 90. Os principais pontos são: a visão do progresso, o processo de industrialização, a instalação da tecnologia, os novos empregos que esta tecnologia trouxe para a sociedade brasileira, enfim, amudança do “modelo” econômico, social e político de desenvolvimento. A nova realidade que a industrialização nos trouxe: a estagnação econômica, superinflação, desemprego, violência, as mudanças nos valores da família, a escalada das drogas, a educação, o papel dos meios de comunicação de massa, etc.

Tese:

A modernização trazida pela industrialização trouxe mudanças sociais profundas, ecertamente uma melhora na qualidade de vida da população, criando novos produtos e novas oportunidades profissionais. Mas, por não haver uma política econômica preocupada com esse progresso, toda essa modernização acabou por ter fim numa sociedade neoliberalista, de competitividade selvagem, cheia de patologias, resultando hoje, numa desesperança de crescimento econômico e mobilidade social ascendente.Argumentação:

O Brasil, na década de 50, tinha a sensação de que estava a poucos passos da modernização e que, esta modernização o levaria ou o igualaria a um país de primeiro mundo.

De 1945 até 1964, nos momentos principais do processo de industrialização, instalou-se os setores de grande tecnologia com seus investimentos de grande porte. As migrações internas e a urbanização foramacelerando-se.

Formou-se um novo padrão de consumo no Brasil. Trazido pelos padrões de produção e de consumo próprios aos países desenvolvidos.
Surgem as industrias do aço, a petroquímica, fibra sintética, hidroelétricas, alumínio, a do cimento, vidro, e papel. Alimentos, indústria têxtil, confecções, calçados, bebidas, móveis. O sistema rodoviário cortava o Brasil de fora a fora. A indústria doautomóvel e os eletrodomésticos tomam conta do mercado. Até mesmo navios de carga e aviões o Brasil fabricava. Houve o predomínio do alimento industrializado. Os supermercados e Shopping Centers. A indústria farmacêutica estava no auge, pois de um lado existiam as “doenças do progresso” e de outro “as doenças do atraso”.

“Em suma: todas essas variações do consumo apontavam para os movimentos dasociedade”.

A vida do campo passou a ser indesejável, a repelir, a expulsar o homem que migrou para os centros urbanos em busca do trabalho moderno.

A estrutura no campo, na década de 50 era formada:
1)Pelos latifundiários capitalistas (café e açúcar), latifundiários “tradicionais” (pecuaristas).

2) Os médios proprietários (arrendatários capitalistas).

3) A pequena propriedade familiar.Nessa totalidade, cerca de 85% era formada por posseiros, pequenos proprietários, parceiros, assalariados temporários ou permanentes, extremamente pobres ou miseráveis. O que os aproximava era a miséria ou a extrema pobreza em que viviam. A vida social girava em torno de padrões patriarcais. Poucas crianças freqüentavam a escola, mal aprendiam a ler e a escrever. Para eles isso não eranecessário. Esse era o panorama do campo.

A cidade atraiu o homem do campo. Nas cidades a industrialização acelerada e a urbanização rápida vão criando novas oportunidades de trabalho.

“No capitalismo, a concorrência entre os homens formalmente livres e iguais é um processo objetivo que determina, que escolhe os que se apropriarão das oportunidades de investimento, mais ou menos lucrativas, e setransformarão em empresários, pequenos, médios ou grandes, integrando a classe proprietária; e os que colherão tal ou qual oportunidade de não-proprietários”.

“O Capitalismo cria a ilusão de que as oportunidades são iguais para todos, a ilusão de que triunfam os melhores, os mais trabalhadores, os mais diligentes, os mais” econômicos”.
Nessa década a desigualdade era extrema. Poucos eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo Tardio
  • Capitalismo Tardio
  • o capitalismo tardio
  • Capitalismo Tardio
  • Resumo o Capitalismo tardio
  • O capitalismo tardio de mandel e a globalização
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!