Capitalismo Tardio

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
INTRODUÇÃO
Os estudos e teorias produzidos pela escola de Frankfurt no século XX, constituem um importante instrumento de conhecimento para a análise da sociedade moderna e seus meios de produção em todos os âmbitos. Seus pensadores, que migraram de Frankfurt na Alemanha, para os Estados Unidos devido à Segunda Guerra Mundial, possuem uma visão crítica e apocalíptica da sociedade capitalista naqual estamos inseridos. É destes autores o conceito de indústria cultural. Adorno e Horkheimer definiram Indústria Cultural como um sistema político e econômico, com a finalidade de produzir bens culturais, como os filmes, livros, músicas, novelas, e etc., visando apenas uma objetivo: o lucro.
A cultura produzida na modernidade, segundo eles, é exclusivamente um bem de consumo, sendo portanto,alienante. Desta maneira, essa visão pessimista se estende também a esfera jornalística. Na visão frankfurtiana do jornalismo, as notícias são mercadorias, produtos a serem comercializados. Os veículos de comunicação não tem como objetivo principal informar, não são possuidores de responsabilidade social, compromisso ético com a verdade. A notícia não tem valor de uso, e sim valor de troca. Sendoum produto, se utilizará de estratégias de vendas para emplacar, como espetacularização, dramatização e etc. Os meios comunicacionais organizam-se em conglomerados midiáticos, que segundo interesses econômicos, hegemonizam a distribuição da informação.
Baseando-se nesta visão sobre o jornalismo, o presente trabalho pretende analisar segundo tais parâmetros, O Grupo Folha, um dos principaisconglomerados de mídia do país. Controla o jornal de maior circulação e influência (Folha de S.Paulo), a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet (UOL), o site noticioso de jornal com mais audiência (Folha.com) e a maior gráfica comercial do Brasil (Plural), além de outros negócios.

CAPITALISMO TARDIO


INDÚSTRIA CULTURAL

O conceito de indústria cultural foi construído pelos teóricosda escola de Frankfurt ao se depararem com a sociedade capitalista americana, no momento em que estes migram para os Estados Unidos. Para  Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer(1895-1973), apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não maisrepresentam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado.Assim age a Indústria Cultural: Oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera. Ela agrada os indivíduos, os submetendo e alienando, eliminando a capacidade crítica.
Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder dedominação e difusão de uma cultura de subserviência. Ela torna-se o guia que orienta os indivíduos em um mundo caótico e que por isso desativa, desarticula, qualquer revolta contra seu sistema. Isso quer dizer que a pseudo-felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural acaba por desmobilizar ou impedir qualquer mobilização crítica que, de alguma forma, fora o papel principal da arte (comono Renascimento, por exemplo). Ela transforma os indivíduos em seu objeto e não permite a formação de uma autonomia consciente.
Englobando a sociedade como um todo, com um pequeno número de evasão, é quase impossível romper com tal sistema produtivo. Até mesmo as expressões que aparentam ser diferenciadas, são apenas modos diferente de se dizer as mesmas coisas. Desta forma a produção cultural émassiva, e utiliza-se de estratégias de padronização cultural, criando estereótipos, hierarquização de produtos e gerando um sentimento de pseudo-individualidade. No século XXI, a indústria cultural passa por um notável período de crescimento, atingindo as diversas esferas do cotidiano. No Brasil, a emergência desta indústria relaciona-se a consolidação da Rede Globo como hegemônica.
OS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo tardio
  • Capitalismo Tardio
  • o capitalismo tardio
  • Capitalismo Tardio
  • Resumo o Capitalismo tardio
  • O capitalismo tardio de mandel e a globalização
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!