Resenha - Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna

Páginas: 14 (3445 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
Resenha, por Estevan Oelke Rodrigues

CAPITALISMO TARDIO E SOCIABILIDADE MODERNA

Livro: História da Vida Privada no Brasil: Contraste da intimidade contemporânea.
Capítulo 9. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna.

Entre 1950 e 1979, Brasileiros achava que o Brasil estava muito perto de se tornar uma nação moderna. Mas a partir da década de 1980 as dúvidas começaram a surgir, e opessimismo tende a crescer, pouco a pouco. Voltando pouco no tempo, no momento pós-guerra, entre 1945 e 1964, houve a instalação de setores tecnologicamente avançados, com grandes investimentos, causando um avanço acelerado das migrações internas e da urbanização. Em 1964 iniciou uma mudança no modelo econômico, social e político que foi se consolidando até o ano de 1979 que gerou uma falsa visãode progresso, manchada pelo regime autoritário. A partir da década de 80, considerada a década perdida, finalmente a realidade se impõe, com as várias falhas no sistema até o dia atual em que vivemos (estagnação econômica, superinflação, desemprego, violência, avanço das drogas, etc.). A ideia de modernização brasileira passava de otimismo a ilusão.
Em um período relativamente curto de tempo,entre 1930 e 1980, o Brasil foi capaz de estabelecer uma economia moderna, com padrões de produção e cosumo de países desenvolvidos. Cresce e predomina rapidamente a produção e venda dos alimentos industrializados, criando também as marcas e as preferências. Com esse grande avanço produtivo, foram ocorrendo grandes mudanças no sistema de comercialização, surgiram então, o supermercado e o Shopping,que foram superando as antigas formas de venda, e crescendo cada vez mais em números. Surgiram também lojas de eletrodomésticos e revendedoras de automóveis, que atendiam as diversas classes sociais.
A classe média alta cria então o hábito de “comer fora” em grandes e elegantes restaurantes, de comida italiana, árabe, francesa, espanhola ou portuguesa, já as classes sociais mais baixas comiam emrestaurantes mais populares, pizzarias sem sofisticações, lanchonetes baratas. As pastelarias crescem e as crianças passam a adorar “hot dog”, batatas chips, sorvetes e “cheese-burguer”. Hábitos de limpeza evoluíram também, como o surgimento do detergente e Bombril. Para a higiene pessoal surgiram a escova e pasta de dente, o desodorante, o “shampoo” e o condicionador de cabelos. As maquiagensfemininas foram sempre evoluindo, assim como os produtos masculinos. Com o aumento da vaidade, homens e mulheres passam também a pintar o cabelo, por estética ou para esconder a idade. O vestuário evoluiu, roupas passaram a ser feitas em massa e com tecidos sintéticos. Tecidos de algodão, linho, seda e lã passaram a ser acessíveis somente as classes mais altas. Peças de vestuário tradicionais comoabotoadura e suspensório desapareceram. O tênis foi criado substituindo o sapato, e a “havaiana” substituiu os tamancos. A moda foi totalmente revolucionada, gerando sustos e gostos na sociedade, as roupas foram ficando cada vez mais curtas, o maiô cai em desuso e o biquíni vem a tona. Acaba a distinção entre roupas para sair, ir a missa aos domingos, de sair pela cidade e de ficar em casa. A roupadas crianças foi se aproximado ao estilo de roupa do adulto, e o estilo de roupa dos velhos foi se aproximando ao estilo de roupa do moço ou da moça.
A industria farmacêutica progrediu, os remédios com base em produtos naturais foram sendo substituídos pelos farmacoquímicos. No final da década de 1940 houve uma revolução dos antibióticos, da penicilina, das sulfas, da estreptomicina, da baltricina,que combateram doenças que eram terror na época, a tubérculos e a sífilis, e das demais doenças infecciosas. Então surgiram as vitaminas, estando presentes em vários remédios.
Em todos os setores a sociedade brasileira foi evoluindo, todas as variações de consumo apontam para os movimentos da sociedade.
Uma Sociedade em Movimento:
A partir de 1950, vida no campo passou a ser vista como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
  • capitalismo tardio e a sociedade moderna
  • Resenha: administração urbana no capitalismo tardio
  • Resenha Capitalismo e Moderna Teoria Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!