Capacidades Motoras

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2015



Introdução:




Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física e com ele pretendo explicar as capacidades motoras (condicionais e coordenativas) e perceber a sua importância, como exercitá-las bem como a sua importância no nosso dia-a-dia.


















O que são as capacidades motoras?

São um traço ou qualidade geral do indivíduorelacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas, ou capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades.
Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treino.
O período de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente, razão pela qual uma ginasta pode atingir o seu auge antes deum futebolista, por exemplo. Além do mais, é muito difícil que as capacidades motoras sejam requeridas em forma pura e, geralmente, manifestam-se de forma associada.
Exemplos dessas capacidades são a força, resistência, flexibilidade, e a velocidade.
E dividem-se em duas: as Condicionais e as Coordenativas.









As capacidades motoras podem ser:

Condicionais: São as capacidadesdeterminadas pelos processos energéticos metabólicos (obtenção e transformação da energia), por isso são capacidades condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição, sendo assim divididas em:
1 – Resistência: é a capacidade de suportar e recuperar a fadiga psíquica e principalmente da física. Podem ser:

Geral: quando é solicitadomais de 1/6 da massa muscular e é limitada pelo sistema cárdeo respiratório.
Local: quando é solicitado menos de 1/6 da massa muscular total e é determinada ela resistência geral pela força e capacidade anaeróbica.

Duração do esforço:
Resistência de curta duração: é aquela em que as cargas máximas se situam entre os 45 segundos e os dois minutos. E a energia necessária é obtidaessencialmente através do metabolismo anaeróbio.

Resistência de média duração: atividade ou modalidade que exigem esforços entre os 2 e os 8 minutos. A energia é obtida através do metabolismo misto aeróbio/anaeróbio.

Resistência de longa duração: atividades, modalidades ou disciplinas, em que a duração do esforço é superior a 8 minutos, sendo a energia obtida essencialmente através do metabolismoaeróbio.





2 - Força: é a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. Assim facilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar. O desenvolvimento da força pode ser:
Geral: quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares.
Específicas: quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos muscularescaracterísticos dos gestos de cada modalidade, a capacidade de executar movimentos cítricos.



















3-Flexibilidade: é a capacidade que o atleta tem para executar ao longo de toda a amplitude ao articular movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar das forças externas.

Geral: consiste na amplitude moral de oscilações dearticulações especialmente nas principais articulações, como por exemplo nos ombros, nas ancas e na coluna vertebral.
Específica: consiste na amplitude necessária para a realização de movimentos específicos de cada modalidade. Assim, a flexibilidade é a capacidade motora de aproveitar as possibilidades de movimentar e articular o seu corpo o mais amplo possível.
Existem vários tipos deflexibilidade, como por exemplo:

- Flexibilidade Geral
- Flexibilidade Especifica
- Flexibilidade Ativa
- Flexibilidade Passiva
- Flexibilidade Estática
- Flexibilidade Dinâmica










4 – Velocidade: É a qualidade física particular do músculo e das coordenadas neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, no seu encadeamento, constituem uma só e mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidades motoras
  • Capacidade motora
  • Capacidade motora
  • Capacidades motoras
  • Capacidades Motoras
  • CAPACIDADES MOTORAS
  • Capacidades motoras
  • Capacidades motoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!