Capacidades motoras

Páginas: 8 (1912 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014











Índice

I. Introdução
Pág. 3
II. Definição de Capacidades Motoras
Pág. 4
III. Desenvolver as Capacidades Motoras
Pág.4
IV. Princípios do treino
Pág. 10
V. Conclusão
Pág. 13




VI. Web-Grafia

http://www.google.pt/search
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacidade_motora
http://mohumana.esenviseu.net/Recursos_Educativos_Doc/3%20-%20capacidades_motoras.pdfhttps://www.facebook.com/home.php#!/riiscycling?fref=ts



I. Introdução

No âmbito da disciplina de Educação Física foi-me a mim e à turma que realizássemos um trabalho em que tratássemos o tema Capacidades Motoras e Princípios do Treino.
Tendo em conta a minha interpretação deste tema vou centrar-me nas várias capacidades que nos conferem a capacidade do movimento e de praticar atividadefísica e nos diferentes princípios pelos quais nos devemos guiar para praticar atividade física.
Sendo que a atividade física não esta exclusivamente relacionada com “os músculos” mas também com a mente, com as pessoas e meio que nos rodeiam é importante conhecermos o nosso corpo e o modo como funciona. Também devemos conhecer os princípios de treino de modo a salvaguardarmos quer a nossaintegridade física e psicológica que a integridade dos que nos rodeiam.
Aqui fica o trabalho.



II. Definição de Capacidades Motoras

Capacidade motora define-se como um traço ou qualidade geral do indivíduo, relacionada ao seu desempenho numa diversidade de habilidades ou de tarefas. Ou capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades.
Referem-se à potencialidade individual paraa execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treino.


III. Desenvolver as Capacidades Motoras

Ao desenvolver uma das capacidades motoras, todas as outras são influenciadas. Esse desenvolvimento depende de dois fatores:
A característica da sobrecarga utilizada.
O nível de treino físico.

Nas pessoas com baixos níveis de preparação física, os exercícios para odesenvolvimento de uma capacidade específica terão efeito nessa capacidade que se pretende desenvolver. As capacidades motoras podem ser classificadas em dois tipos.

a) Capacidades Coordenativas

São essencialmente determinadas pelos processos de organização, controlo e regulação do movimento. Estas são condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadoresimplicados na formação e realização do movimento.

Capacidade de Antecipação

Capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma determinada ação que se está a desenrolar, para que assim o desportista possa preparar a sua própria ação.

Capacidade de Controlo Motor

Capacidade de resposta às elevadas exigências, no que diz respeito à precisão de movimentos, do ponto de vista espacial,temporal e dinâmico. É necessária para a aprendizagem ou realização de habilidades que requerem elevadas exigências de precisão motora e encontra-se bastante ligada à capacidade de equilíbrio.

Capacidade de Coordenação Motora

Capacidade de garantir uma boa combinação de movimentos, de modo a que estes se desenvolvam ao mesmo tempo ou em sucessão. Permite a ligação de habilidades motoras comocorrida e salto, impulso e lançamento e de movimentos de membros superiores e inferiores, como na natação e nos saltos.

Capacidade de Diferenciação Sensorial

Consiste na capacidade de diferenciar as sensações extraídas de objetos e de processos através dos órgãos sensoriais, frente a uma necessidade específica de uma atividade. Quanto mais elevado e específico for o rendimento de umatleta, mais diferenciadas devem ser as informações recolhidas pelos recetores.

Capacidade de Expressão Motora

Capacidade de criar os próprios movimentos, originando uma expressão artística e provocando uma expressão estética. Em alguns desportos como a ginástica olímpica, a natação sincronizada e a patinagem artística, o resultado do rendimento é em grande parte, avaliado diretamente com base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidade motora
  • Capacidade motora
  • Capacidades motoras
  • Capacidades Motoras
  • CAPACIDADES MOTORAS
  • Capacidades motoras
  • Capacidades Motoras
  • Capacidades motoras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!