calculo1

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CASA REFÚGIO
A casa refúgio destina-se ao descanso, esta associada à fuga das atividades rotineiras, como trabalho e estudo, associa-se também ao fator econômico, onde é necessário grande investimentos para a aquisição deste tipo de residência, levando em consideração a aquisição de um terreno que na maioria das vezes encontra-se em pontos turísticos, lugares de natureza abundante, longe dasgrandes atividades indústrias, e empresariais. O próprio IBGE fez alterações na classificação do que seria uma casa refúgio/ segunda residência, como no Censo de 1980 em que retiras as casas fechadas dessa classificação. Aprimorado no Censo de 1991, a definição de segunda casa em que “considerou-se como de uso ocasional o domicílio particular que servia ocasionalmente demorada, isto é, os usadoscomo descanso de fim de semana, férias ou outro fim”.
A definição de segunda residência sofreu muitas modificações ao longo dos tempos, no ano de 1970 conforme a definição do IBGE incluía-se como segunda residência ”o domicílio que servia de moradia (casa de praia, ou campo, normalmente utilizada para descanso ou férias) cujos moradores não estavam presentes na data do censo”. Segundo TULIK acasa refúgio/ segunda residência é “um alojamento turístico
particular utilizado temporariamente, nos momentos de lazer, por pessoas que tem seu
domicílio permanente em outro lugar”; esta definição foi apoiada no modelo de países
estrangeiros. A aquisição de casas refúgios pode ser pensada como um investimento futuro, sendo passado aos sucessores; porém há grandes fatores econômicos envolvidos jáque é utilizada.
“A casa é o refúgio cálido e cordial em que nos sentimos protegidos; o lugar de descanso, esta quietude que nos protege frente ao mundo anos abriga de infames tempestades exteriores. É também o cenário da representação teatral da vida íntima, o lugar em que as pessoas crescem e morrem, e onde melhor se revela a essência real de cada biografia” (MOSTAEDI, 2001, p.05).
Uma dasmais importantes características da casa refúgio é o lugar onde é implantada. Se o objetivo é fugir da “loucura” do dia a dia, a natureza é o destino obrigatório. O contato com o verde, com a água, com a natureza e consigo mesmo.
“As inúmeras definições sobre casa são e foram, ao longo da história da arquitetura, muito frequentes. Em todas estas definições que situam a casa como algo mais que umsolo e um teto aparecem reiteradamente termos como símbolo, mito, sonho ou felicidade. Quando estas definições tentam estabelecer uma origem histórica se remetem a termos como abrigo, morada, choupana, toca ou cabana, referidas sempre à arquitetura primitiva, à arquitetura anônima ou à arquitetura popular” (GILI, 2002, p.09).
A unidade casa é resultante de um complexo processo no qual confluemfatores sociais, econômicos e técnicos determinantes de sua conformação e também de suas mudanças. Não somente os costumes e modos de vida dos povos orientam a configuração e transformação da casa humana. Desde outros níveis e vertentes, menos diretos, porém de incidência igualmente sensível, a casa registra as alterações históricas e sociais, as inovações técnicas, e logicamente a situação econômicae o grau de desenvolvimento alcançado nesse aspecto por um estado ou região.
“A casa segue sendo o lugar central da existência humana, o sítio onde a criança aprende a compreender sua existência no mundo e o lugar de onde o homem parte e regressa”, revelando, de diversas maneiras, as formas de viver da pessoa ou grupo familiar que embaixo de um teto instalou sua morada permanente.
A casa é oobjeto construído, possui valor econômico, é o abrigo, o invólucro protetor, é a parte integrante do sítio onde se integra. O lar, por sua vez, é a vivência familiar dentro da casa, o aquecimento ou a frialdade; o ruído ou o silêncio, a calma ou a tempestade emotiva, o equilíbrio ou a desarmonia, o clima espiritual que ecoa nos ambientes concretos da casa. Ao mesmo tempo, a casa oferece pistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calculo1
  • Cálculo1
  • CALCULO1
  • calculo1
  • Calculo1
  • Calculo1
  • Calculo1
  • CALCULO1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!