Cabotagem

Páginas: 19 (4512 palavras) Publicado: 22 de dezembro de 2013

Trabalho de Planejamento de Risco






















Reprise: mortos na Serra podem chegar a quase mil
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/01/20/reprise-mortos-na-serra-podem-chegar-quase-mil-357905.asp
UOL
Em oito dias da tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, o número de mortos chega a 745. Mas, se confirmadas as mortes deao menos 200 pessoas ainda desaparecidas, de acordo com levantamento do Ministério Público do Estado, uma das maiores catástrofes naturais do país pode contabilizar quase mil mortos.
Em algumas regiões, ainda só é possível chegar com motos, jipes e tratores. No alto da encosta de Nova Friburgo, a cidade mais atingida, há bairros isolados onde nenhum carro chega e comida, água, medicamentos evacinas são transportados em uma espécie de motocross solidário.
As chuvas que atingiram a região serrana do Rio na última semana estão entre as mais intensas já registradas na localidade e as de maior índice pluviométrico da história de Nova Friburgo. Em Petrópolis e Teresópolis, no entanto, o índice ficou abaixo dos recordes anteriores, segundo a chefe da Seção de Previsão do Tempo do InstitutoNacional de Meteorologia (Inmet) no Rio de Janeiro, Marlene Leal.
Ainda assim, há quem se recuse a deixar o lugar onde passou a maior parte da vida. “A gente mora há 11 anos aqui. Caiu já duas vezes. Era um barraco e caiu. A gente tira a terra aqui atrás para ficar mais seguro”, afirma Luiz Carlos Rodrigues, 57. A casa em que ele vive com a mulher possui um metro de lama e está em uma área derisco.
Um bairro residencial de luxo, que fica próximo ao centro de Nova Friburgo, também foi um dos grandes afetados pelos deslizamentos de terra. No alto de uma encosta íngreme, rodeadas de uma mata exuberante, costumavam ser vistas as mansões de figuras importantes da sociedade friburguense. Hoje, o que se vê são apenas casas penduradas.
Apesar da resistência, há quem decida abandonar ocenário de caos. Depois de ver a empresa onde trabalha ser destruída pela lama e ter vivido o pânico provocado pela chuva, o garçom Carlos Henrique Pimentel, 28, decidiu deixar o local onde viveu por cinco anos. “Eu vou voltar para o Rio, de onde eu nunca devia ter saído. Vou recomeçar a vida lá”, disse.
____________________________________________________
Comentário: Situação de Risco
Esse foi oresultado pelo descaso das autoridades na questão de ocupação de morros irregularmente. Tal fato não é isolado acontecendo em diversas regiões, como São Paulo. A ocorrência de fenonomes naturais de determinada magnitude é muiot dificil de prever, cabendo as autoridades tentar prevenir para que quando ocorram causem poucos danos.
Manifestantes entram em conflito com a polícia na Argélia e no IêmenA população saiu às ruas contra as ditaduras locais. Mudanças no Egito provocaram manifestações de apoio em todo o mundo e um efeito-dominó.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/02/manifestantes-entram-em-conflit...
No Irã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad disse que "Um novo Oriente Médio será construído em breve sem a presença dos Estados Unidos e de regimes pró-Israel".
Opresidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez contatos por telefone com os líderes do Reino Unido, da Jordânia e da Turquia. Entre outras coisas, para enfatizar a convicção dele de que a democracia no Egito vai trazer mais e não menos estabilidade à região.
Os manifestantes pediam também a saída do presidente Ali Abdullah Saleh, que governa o Iêmen há três décadas e é acusado de corrupção.
Paratentar conter esse clamor por mudanças, cada governo faz o que pode. Alguns põem a polícia nas ruas, outros, como o do Bahrein, por exemplo, oferecem dinheiro: lá cada família recebeu do governo US$ 2,6 mil, mais ou menos R$ 4,4 mil, uma forma que os governantes encontraram de tentar diminuir a insatisfação popular.
As mudanças no Egito provocaram manifestações de apoio em todo o mundo e um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabotagem
  • cabotagem
  • Cabotagem
  • Cabotagem
  • Cabotagem
  • Cabotagem
  • Cabotagem
  • Cabotagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!