bioetanol

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014
Introdução
Desde a época da colonização a cana-de-açúcar é um dos principais produtos agrícolas cultivados no Brasil, em seu processo de industrialização obtém como produtos o açúcar, nos seus mais variados tipos, o álcool, (anidro e hidratado) que hoje é tido como principal produto derivado da cana. Além do uso da cana-de-açúcar como combustível na forma de etanol, outra possibilidadeexplorada é o uso da biomassa proveniente do bagaço de cana. Desde a sua implantação, as indústrias do setor sucroalcooleiro desenvolveram instalações próprias de geração elétrica, face ao aumento da demanda de energia elétrica, e aos custos elevados de produção, adotaram sistemas de geração, em processo de co-geração, ajustando às necessidades do processamento industrial da cana de açúcar, utilizando obagaço, já que a produção de bagaço é muito elevada (aproximadamente 30% da cana moída). Hoje o Brasil é o maior produtor de cana de açúcar do mundo, matéria prima do bioetanol.












A história do Bioetanol no Brasil
Desde o início do século XX, o Brasil já usava o álcool extraído da cana-de-açúcar para fins energéticos. Em 1931, o etanol de cana passou a ser oficialmentemisturado à gasolina, até então importada. No entanto, foi apenas em 1975, com a crise mundial de petróleo que foi lançado o Programa Nacional do Álcool – PROÁLCOOL, depois substituído pelo PROETANOL-, onde o governo criou as condições necessárias para que o país surgisse na vanguarda do uso de biocombustíveis.
O Brasil apresentava diversos pré – requisitos para assumir esse pioneirismo, possuíaum expressivo setor açucareiro e usinas com alta capacidade ociosa além de também ter tido a implantação de diversas destilarias de etanol em todo o Brasil, visando o uso alternativo deste combustível em substituição ao petróleo e seus derivados, pois as altas no preço do petróleo colocavam em risco o abastecimento interno. O governo brasileiro passou a investir grandes quantias no cultivo dacana-de-açúcar a fim de se obter o etanol a partir da fermentação da sacarose. Com isso, a indústria açucareira se viu beneficiada devido a investimentos na modernização dos engenhos, compra de novos equipamentos, melhoria do processo, etc.
Essa substituição foi motivada, de um lado, pelo primeiro choque do petróleo, ocorrido em 1973 devido à elevação dos preços internacionais, provocada pelo começodo conflito árabe-israelense.
Coincidentemente, o setor sucroalcooleiro vivia uma grave crise, enquanto os preços do açúcar estavam livres. Os dois fatos abriram espaço para a discussão de fontes alternativas de energia, especialmente o uso do etanol combustível. Na ocasião, o Brasil importava em torno de 70% do petróleo que consumia. Essa dependência externa comprometia o saldo no balanço depagamentos e o próprio desenvolvimento do país. Em 1979 aconteceu o segundo choque do petróleo, devido à guerra, agora concretizada entre Irã e Iraque. Esse fato deu novo impulso ao combustível. O Proetanol concentrou-se, em sua primeira fase, na produção de etanol anidro em destilarias anexas às usinas, para que fosse posteriormente misturado à gasolina.
Somente a partir de 1980, com o segundochoque do petróleo, é que a produção nacional ganhou maiores dimensões. O programa começou a contar com novos estímulos oferecidos pelo governo, para impulsionar a frota veicular. Nessa fase, o Proetanol assume novas características, produzindo de forma predominante, nas chamadas destilarias autônomas, o etanol hidratado, que era usado diretamente nos motores projetados ou adaptados para talfinalidade. Na década de 1980, o Proetanol dá um salto e consolida-se com o explosivo aumento da frota de veículos movidos a etanol hidratado. O governo decidiu também pela adição de 22% de etanol anidro à gasolina. Dados oficiais do governo confirmam que, em 1986, os carros a etanol eram responsáveis por 96% dos veículos comercializados no país.
A cana-de-açúcar tem o mais alto retorno para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioetanol
  • Bioetanol
  • Bioetanol
  • Biocombustiveis e bioetanol
  • Bioetanol no brasil
  • Produção de bioetanol
  • BIOETANOL DO PAPELÃO
  • Sustentabilidade do bioetanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!