trabalho escolar

Páginas: 9 (2199 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014
A literatura de cordel é um gênero literário escrito para o povo e que ao longo dos anos serviu para veicular a informação que algumas vezes era mais rápida que o jornal.

O cordel originou-se em relatos orais e depois popularizou-se na forma "impresso em folhetos" dai no Brasil ser conhecido também como folheto.

Os folhetos eram pendurados em barbantes (cordéis ou barbantes em Portugal) evendidos, por isso a popularização do seu nome literatura de cordel. O Renascimento deu início a impressão de relatos orais que persiste até hoje.

O Brasil iniciou esta literatura impressa no século XIX com características próprias e com temas locais e da época. Além dos temas da época também eram escritas lendas, temas religiosos, fatos históricos, etc. Alguns folhetos chegam a ser pérolas docotidiano da época. O cordel também acompanhou a evolução da língua portuguesa. Alguns exemplos:

O ASSASSINO DA HONRA de Caetano Cosme Silva

"O mau não é perseguido
o justo sofre demais
onde reina a união
tem inveja o satanaz
portanto conto o passado
de uns cem anos atrás."

VIAGEM AO PAÍS DE SÃO SARUÊ de Manoel Camilo dos Santos

"Os peixes lá são tão mansos
com o povo acostumadossaem do mar vem pras casas
são grandes, gordos e cevados
é só pegar e comer
pois todos vivem guisados."

HISTÓRIA DO PAPAGAIO MISTERIOSO de Luis da Costa Pinheiro

"Eu sou a mãe do feitiço
ninguém me pode vencer
para me subjugar
só existe um poder
fora deste eu garanto
faço o que quizer fazer."

A maior popularidade atualmente está presente em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande doNorte e no Ceará. Outros estados fora do nordeste também acabaram contribuindo com a literatura como: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em Alagoas um grande nome do cordel é Jorge Calheiros que em entrevista a televisão relatou mais de 50 anos de dedicação ao folheto.

MULHÉ FEIA de Jorge Calheiros

"Eu pensei em passear
na casa do meu avô
a peste na minha cola
e dizendo eu também vouquando ela entrou no carro
foi morrendo o cobrador."

O marco inicial no cordel é o mestre de Pombal, Leandro Gomes de Barros, que mostrou bem a métrica e compasso para o sucesso.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada no dia 7 de setembro de 1988. Segundo o site "Hoje o corpo acadêmico da ABLC é composto de 40 cadeiras de membros efetivos, sendo que 25% destas cadeiraspodem ser ocupadas por membros não radicados no Rio de Janeiro."
O cordel não morreu no passado e hoje está mais forte do que nunca com o apoio da internet.



ANTONIO ALVES DA SILVA nasceu em Mata de São João - Bahia, no dia 7 de junho de 1928. Começou a escrever Literatura de Cordel aos 18 anos. Seus primeiros folhetos foram adquiridos por Rodolfo Coelho Cavalcante, poeta alagoanoradicado em Salvador-BA. Antonio já morou na capital baiana e no Rio de Janeiro, onde trabalhou ao lado do lendário Mestre Azulão, seu melhor amigo no campo da poesia popular. Há mais de 40 anos reside em Feira de Santana-BA. É casado e tem seis filhos. Escreveu mais de 100 cordéis e já venceu cinco concursos do gênero, sendo três em Salvador, um em Feira de Santana, e o mais recente em São Paulo, noqual ganhou um computador completo. Todos os concursos foram vencidos em 1º lugar. Bibliografia básica: João Terrível e o dragão vermelho, Maria Besta Sabida, João Azarento na corte da rainha Maravilha, As palhaçadas de João Errado, Últimos dias de Antônio Conselheiro na Guerra de Canudos.

ANTÔNIO FRANCISCO TEIXEIRA DE MELO nasceu em Mossoró-RN aos 21 de outubro de 1949. É filho de FranciscoPetronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo. Antes de se dedicar só ao cordel fazia placas de carro e xilogravuras., Fez muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste. Cresceu no bairro de Lagoa do Mato, ao qual dedicou um poema antológico em ritmo de galope à beira-mar, onde reside ainda hoje. É Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Aos 46 anos iniciou sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Escolar
  • Trabalhos escolares
  • Trabalhos escolares
  • Trabalhos escolares
  • Trabalho escolar
  • Trabalho escolar
  • Trabalho escolar
  • Trabalhos escolares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!