Bioetanol

Páginas: 8 (1905 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014

ESER
QUIMÍCA DOS COMBUSTÍVEIS E PROCESSOS DE COMBUSTÃO


Produção de bioetanol a partir de biomassa florestal





Docente:
Doutora Preciosa Pires

Discentes:
Bruno Alves Nº11513
Miguel Moreira Nº 11523
Índice




1. Resumo
Relatório realizado no âmbito da disciplina de Química dos Combustível e Processos de Combustão com o principal objetivo a produção de bioetanol apartir de biomassa florestal assim como o estudo do processo e ainda a quantificação do bioetanol produzido. Ao longo do referido relatório será feita uma introdução ao bioetanol, focando o seu estado na atualidade e serão também apresentadas técnicas de produção. Dentro das técnicas de produção será feita uma breve explicação do processo usado no trabalho prático, a fermentação. Tendo em atençãoque este relatório refere-se ao procedimento experimental realizado pelo grupo na aula. No seguimento do relatório serão apresentados os procedimentos práticos, assim como os cálculos teóricos. De seguida será feita uma discussão dos resultados e a conclusão final deste relatório.


2. Introdução

A bioenergia, hoje em dia, é vista como uma das principais opções para reduzir emissões de gasesde efeito de estufa e substituir os combustíveis fósseis. A biomassa é todo o material não fossilizado e biodegradável proveniente de plantas, animais e microrganismos. Inclui ainda os gases e os líquidos resultantes da matéria orgânica como lixos urbanos, resíduos da agricultura, lixos florestais e outros. Esta é a fonte de energia mais antiga que a humanidade conhece. Nas últimas décadas temaumentado o seu interesse devido a razões como o desenvolvimento tecnológico relativo à sua conversão e produção agrícola e as promessas da sua aplicação a um custo menor. Isto tem levado a um aumento das culturas agrícolas de produtos não alimentares, apenas para a produção de biomassa. Uma grande vantagem é o facto de não contribuir para a acumulação de CO2 na atmosfera. O bioetanol pode serproduzido a partir de plantas como o milho, sorgo, trigo, cereais, açúcar, beterraba, batata, biomassa florestal e outras.
As tecnologias de conversão da biomassa são baseadas em fatores como a forma final desejada para a energia, normas ambientais, o tipo e quantidade de biomassa, políticas e outros fatores de menor relevância. Normalmente os processos de conversão da biomassa são divididos em doisprocessos principais. Em primeiro lugar a decomposição termoquímica adequada a biomassa de baixa humidade. Em segundo lugar a conversão bioquímica mais adequada a biomassa com alta humidade. Dentro da conversão termoquímica temos ainda quatro opções de conversão: a combustão, a pirólise, a gaseificação e a liquefacção. Dentro da conversão bioquímica temos dois processos: a digestão anaeróbia (para obiogás) e a fermentação (para o etanol). A fermentação a partir de biomassa florestal foi o processo utilizado neste trabalho sendo este o método mais utilizado comercialmente.
As matérias-primas utilizadas para produzir o etanol podem ser classificadas em três grupos: (1) matérias-primas contendo sacarose (beterraba, sorgo e cana de açúcar), (2) matérias-primas ricas em amido (trigo, milho ecevada) e (3) materiais lignocelulósicos (madeira, palha e ervas). As mais promissoras fontes de produção de bioetanol são a cana-de-açúcar e a beterraba [2]. Na tabela 1 podemos observar o potencial de produção de bioetanol de algumas matérias-primas.

Tabela 1. Matérias-primas para a produção de bioetanol e potenciais de produção.

Segundo estudos realizados, na União Europeia, em cerca de 5milhões de km2 de território, existem 2 milhões de km2 de floresta, o que representa uma parte considerável do território total (cerca de 44%). Assim, podemos verificar que ao existir uma grande quantidade de área florestal, também existirá uma grande quantidade de recursos de biomassa florestal que pode ser usada, por exemplo, para produzir bioetanol.
O bioetanol é um combustível líquido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioetanol
  • Bioetanol
  • Bioetanol
  • Biocombustiveis e bioetanol
  • Bioetanol no brasil
  • Produção de bioetanol
  • BIOETANOL DO PAPELÃO
  • Sustentabilidade do bioetanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!