Bioetanol

Páginas: 4 (850 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
Trabalho de Bioetanol para a 2ª Avaliação

Nome: Marcos Leonardo Trevelin

1) Quais os tipos de torres de destilação mais comuns? Qual o objetivo dos elementos
internos das torres dedestilação?
Os equipamentos que compõem o processo de destilação do vinho para obtenção do etanol são duas colunas de destilação, geralmente com pratos de borbulhadores e trocadores de calor (condensadorese permutadores).
Coluna A: produz flegma de 35 a 65° GL e como subproduto a vinhaça.
Coluna A1: onde é feita a elevação do teor alcoólico e a depuração do vinho que consiste na evaporação dosprodutos mais voláteis.
Coluna D: sua função é concentrar o álcool de segunda.
Condensador R: trocador de calor, de corpo cilíndrico aberto tubular e vertical, promove a retrogradação ou refluxo para amesma.
Condensador R1: equipamento semelhante ao condensador R, , tem como função principal completar a condensação e promover a remoção dos gases incondensáveis.
O permutador se encontra na baseda coluna e recebe a denominação de trocador de calor K. o equipamento consiste em um trocador de calor casco tubo, onde o fluido frio é o vinho a ser alimentado na coluna A1 e o fluido quente é avinhaça que sai da coluna A.
O tronco retificador: nesta coluna o flegma é concentrado até 97° GL, havendo ainda a separação dos produtos de cauda (óleo fúsel, flegmaça), e de cabeça (álcoolhidratado, aldeídos e ésteres).
Condensador E:onde ocorre a condensação dos vapores alcoólicos provenientes da coluna B, através da troca de calor com o vinho, também tem a função de retrogradação (ou fluxo),para a coluna B.
Condensador E1: condensar os vapores excedentes do condensador E, através de troca de calor com água, promovendo também um refluxo para a coluna B.
Condensador E2: complementara condensação e promover a remoção dos gases incondensáveis através de trombeta de degasagem.

2) Como é constituído um prato de destilação de uma coluna contendo pratos e
borbulhadores?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioetanol
  • Bioetanol
  • Bioetanol
  • Biocombustiveis e bioetanol
  • Bioetanol no brasil
  • Produção de bioetanol
  • BIOETANOL DO PAPELÃO
  • Sustentabilidade do bioetanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!