Regimes de Contabilidade

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 7 de julho de 2014
Regime de Competência: Segundo Marion, este regime é universalmente adotado, aceito e recomendado pela Teoria da Contabilidade e também pelo Imposto de Renda. Evidencia o resultado da empresa(lucro ou prejuízo) de forma mais adequada e completa. As regras básicas para a contabilidade pelo regime de competência são:
A receita será contabilizada no período em que for gerada, independentementedo seu recebimento. Assim, se a empresa vendeu a prazo em dezembro do ano T¹ para receber somente em T² pelo regime de competência, considera-se que a receita foi gerada em T¹; portanto, ela pertence(compete) a T¹.
A despesa será contabilizada como tal no período em que for consumida, incorrida, utilizada, independentemente do pagamento. Assim, se em 10 de janeiro de T² a empresa pagar seusfuncionários (que trabalharam em dezembro de T¹), a despesa compete a T¹, pois nesse período ela incorreu efetivamente.
O lucro será apurado, portanto, considerando-se determinado período, normalmenteum ano: toda a despesa gerada no período (mesmo que ainda não tenha sido paga) será subtraída do total da receita, também gerada no mesmo período (mesmo que ainda não tenha sido recebida).

Regime deCaixa: O regime de Caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, tais comoigrejas, clubes, sociedades filantrópicas etc.
As regras básicas para a contabilidade por esse regime são:
A receita será contabilizada no momento do seu recebimento, ou seja, quando entrardinheiro no caixa (encaixe).
A despesa será contabilizada no momento do pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa (desembolso).
Assim, o lucro será apurado subtraindo-se toda a despesa paga(saída de dinheiro do caixa) da receita recebida (entrada de dinheiro no caixa).

Por outro lado, todas as empresas necessitam ter seu fluxo de caixa (Demonstrações dos Fluxos de Caixa) como uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade regime de caixa
  • APURA O DO RESULTADO E REGIMES DE CONTABILIDADE
  • Regime de adiantamento da contabilidade publica
  • Atps contabilidade intermediária
  • ARTIGO DE CONTABILIDADE PÚBLICA, REGIME DE ADIANTAMENTO
  • OS IMPACTOS PRODUZIDOS PELA ALTERAÇÃO DO REGIME MISTO PARA A APLICAÇÃO INTEGRAL DO REGIME DE COMPETÊNCIA NA...
  • Regime
  • Regime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!