Bioética - Eutanasia

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1.1 CONCEITOS DE ÉTICA

Definição
Vindo do grego ethos (caráter), é um conjunto de valores morais e princípios que fazem a conduta de cada indivíduo dentro de uma sociedade.
Assim como o direito, vem para melhorar o convívio em sociedade e dar igualdade ao aplicar regras, a diferença entre ética e direito são as formas de aplicá-las, pois a ética não passa de leis de natureza, onde cadaindivíduo deve saber o essencial sem precisar estar prescrito e obrigar-nos a obedecer.
Por não ser prescrita, a variação é baseada nos princípios e valores históricos e culturais de cada sociedade, pois um simples costume pode ser ético em uma, enquanto na outra é abominável. Nossa cultura permite que nos alimentemos de animais como vacas, bois, porcos, esses mesmos são sagrados em outras e, umasimples alimentação como essa é algo terminantemente proibido, pessoas de fora podem vir a ter problemas por não conhecer a ética local. Isso são códigos de ética.
Há também ambientes específicos onde há a ética, isso não depende da nacionalidade, e sim do segmento em questão (ética médica, empresarial, educacional, política, jornalística, esportiva, etc.), alguns serão levantados nessa pesquisacientífica.

Princípios éticos e morais
O comportamento ético é definido por princípios morais ou valores com base em conceitos de se algo é bom ou ruim . O comportamento moral baseia-se códigos ou noções de direito socialmente aceitos e errados . Assim , a ética ea moralidade ar e semelhantes mas não idênticos . Tomada de decisão ética deve equilibrar os direitos de um indivíduo de decidirpor ele / ela mesma , os pontos de vista da sociedade como um todo, e os desejos e anseios de uma família e outras pessoas próximas ao indivíduo. Justiça envolve tomar decisões para equilibrar contenda interesses de modo que todos sejam tratados de forma justa.
Estas definições são , talvez , infelizmente , hipotéticas . Dirigem-se a pergunta: “O que deve ser feito?” Na realidade, e naburocrática definição de um hospital ou outra instituição de saúde, a questão mais muitas vezes é "O que pode ser feito?” um a resposta é "Faça todo o possível , mesmo que seja nem sempre apropriada.” Em tempos passados , quando não muito poderia ser feito para prolongar a morte , simpatia e os esforços para controlar a dor eram a norma. Agora , com os enormes avanços em técnicas , equipamentos emedicamentos, o imperativo de tratar e curar a todos os custos , por vezes, supera compaixão.
Há quatro princípios éticos que fazem parte da moral, e relevates para os tipos de dilemas que ocorrem em casos de eutanásia, que são as seguintes:

1. Do princípio da beneficência. Deve-se agir para promover o bem-estar e os benefícios de outra, e impedir o mal ou dano a essa pessoa. Beneficência me obriga afazer alguma coisa para alguém.
2. Princípio da não-maleficência. Deve-se abster-se de infligir danos (ou indevidamente arriscando as ofensas) em outro. A princípio de tudo não causar dano , devendo ser aquele que é previsível evitando ou mesmo eliminado pelo profissional da saúde em sua conduta diária.
3. O princípio da autonomia. Corresponde ao livre arbítrio do paciente, à vontade dele emreger seus próprios atos, à capacidade de governar-se e ao direito moral e legal para adotar suas próprias decisões. Temos o dever de respeitar as vontades e desejos expressos do paciente.
4. O princípio da justiça. Que visa das às pessoas aquilo que é delas por direito, agindo com equidade na distribuição dos bens e benefícios com responsabilidade na sociedade. Nós temos o dever moral deproteger e preservar a vida humana, sempre que possível.






Ética profissional
São também conjunto de valores morais e princípios que fazem a conduta de um indivíduo, porém, aplicados num ambiente de trabalho, para um bom relacionamento e funcionamento das atividades na organização.
A importância da ética no ambiente profissional está no nível produtivo, cria-se um ambiente em harmonia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioética e Eutanasia
  • Bioética- Eutanásia
  • Eutanasia Bioetica
  • Bioética
  • Bioetica Eutanasia
  • Bioética
  • Bioética: a eutanásia
  • Eutanásia e Bioética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!