movimento negro

Páginas: 3 (709 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O Movimento Negro nos Estados Unidos
• Aluno (a): Dahanne Vieira Salles, Erick Miyasato, Fernando O. Viana, Gabriel Pereira, Marcelo Akeo Takiy, Marcus Borgonove, Marjorie Yuri Enya, Paulo G.Bastos, Rafael Farinaccio eThiago A.R. Oliveir



Introdução ao Movimento Negro nos Estados Unidos, trabalhando o assunto através de mídias que permitam uma análise sob prisma do tema: Rebeldia eJuventude.



Inaugurando a onda de protestos de sua época, o movimento negro inspirou muitos dos movimentos sociais que ocorreram nos Estados Unidos a partir da década de 60. Vivendo em umasociedade que tinha suas bases fundadas num sistema de segregação formal e informal, um cotidiano de linchamentos e violência policial e sofrendo discriminação no emprego, na educação e nos serviços públicos,os negros iniciaram um movimento em busca de direitos políticos, sociais e econômicos. Formado em grande parte por jovens, este movimento atacou os alicerces da sociedade norte-americana através deinúmeros protestos e atos de rebeldia.



Fundamentado em lideranças individuais e coletivas, o movimento negro atuou no Norte e no Sul, na cidade e no campo, envolveu homens e mulheres e tevediversas fases e vertentes. Se inicialmente, os grupos lutaram contra discriminações em aspectos específicos, como o CORE (Congresso da Igualdade Racial) com suas “viagens da liberdade”, em 1961, paraacabar com a discriminação nos meios de transporte e o SNCC (Comitê Sulista de Coordenação Não Violenta) com o “Verão da Liberdade”, em 1964, para ajudar negros sulistas a tirar um título eleitoral, como passar dos anos e o sucesso de algumas dessas medidas, os movimentos passaram a ter um caráter de luta geral, contra toda e qualquer discriminação contra os negros.



Temos como exemplo destanova fase a Marcha de Washington, em 28 de agosto de 1963, que exigia não só direitos políticos, mas também emprego e liberdade, social, cultural e política. As organizações de luta pelos direitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento negro
  • Movimento negro
  • Movimento Negro
  • movimento negro
  • movimento negro
  • Movimento Negro
  • movimento negro
  • Movimento Negro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!