PRINCIPIOS

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Livro: O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil.
Autora: Irene Rizzin

De acordo com a autora, até o século XIX a criança ocupava uma posiçãosecundária e desimportante na família e na sociedade. A partir da metade do século XIX o conceito de infância adquire novos significados, a criança passa a ser percebida como valioso patrimônio de uma nação,como chave para o futuro, algo que simbolizava esperança.
Neste período algumas crianças começaram a serem tratadas como ameaças, pois se descobre na alma infantil elementos de crueldade.Qualificavam as crianças pobres da população como problema e solução. Problema devido à desordem e solução porque, a criança poderia ser moldada e educada como elemento útil para a nação. A infância eraentendida de forma abstrata e específica como uma fase da vida sobre a qual se incute o bem ou o mal.
O significado social da infância tinha a perspectiva de moldá-la de acordo com o projeto que conduziriao Brasil ao seu ideal de nação. A consciência de que na infância estava o futuro da nação, tornava necessário criar mecanismos que protegessem a criança dos perigos que pudessem desviá-la do caminhodo trabalho e da ordem. Educar e cuidar da criança eram cuidar da nação, moralizá-la, civilizá-la.

Livro: Ordem médica e norma familiar
Autor: Jurandir Freire Costa

A infância partindo da óticade Jurandir Costa é um processo de construção social. Segundo ele, a criança tinha uma posição instrumental dentro da família, no sentido de secundário. A infância simplesmente é inconcebível segundoo modelo católico colonial, pois a criança é apenas o resultado inevitável da concupiscência humana. Entre o adulto e a criança as ligações existentes eram da propriedade e da religião, não dandolugar a afetividade paternal ou familiar.
“A criança, até o século XIX, permaneceu prisioneira do papel social do filho. Sua situação sentimental relativa a posição que este desfrutava na casa. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principio
  • Principios
  • Principios
  • Principios
  • Princípios
  • principios
  • Principios
  • principios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!