Sociedade e Cultura

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1.0 – Introdução:
Nosso trabalho irá retratar a evolução tecnológica e a importância dela na comunicação.
A evolução tecnológica que envolve o mundo, as organizações e as pessoas atinge praticamente todas as atividades e favorece a veiculação livre e rápida de grande volume de informações por diversos meios, principalmente pela Internet. A rapidez de evolução nessa área ocorreu, em vista danecessidade de tecnologias padronizadas e eficientes na melhoria da qualidade dos processos e de modelos práticos e ágeis.
Ao longo da história da humanidade o saber sempre esteve associado ao poder, e em razão disto, a socialização deste saber sempre se deu de forma seletiva e criteriosa, de modo a manter o status social e político daqueles que o detinham, sendo estes os mesmos que determinavamcomo, quanto e para quem o saber deveria ser transferido. Civilizações foram criadas, evoluíram, decaíram e esta relação de saber /poder pouco se modificou. O final do século vinte ficou marcado pela aceleração do processo de globalização, derrubando fronteiras, nos vários campos do universo do conhecimento cultural, social e histórico. Vivemos numa sociedade tecnológica em que a quantidade e avelocidade de informações é muito grande, provocando mudanças na nossa maneira de ser, de pensar e de agir, na medida em que nos permite, de forma crítica, uma releitura do mundo.Diante dos equipamentos tecnológicos que já estão presentes na sociedade, no dia a dia das pessoas e dos alunos, nas máquinas de vídeo- game, nos caixas eletrônicos, nos aparelhos de fax e telefones móveis que estão nasesquinas, nas casas de crianças e adolescentes,enfim, diante das rápidas transformações que ocorrem em todos os campos da vida humana.






2.0 – Contextualização
2.1 – A comunicação:
O homem sempre teve necessidade de comunicar. No início da humanidade a comunicação entre as pessoas era feita por sons através dos quais se começaram a designar objetos e que se foram desenvolvendo de modo aexprimir ideias e assim terá nascido a linguagem ou expressão através de palavras. No ano de 3500 AC, o povo Sumério que habitava a região da Mesopotâmia, inventou a escrita. Esta forma de comunicar, a escrita, tem sido ao longo dos séculos, talvez a mais poderosa e eficaz tecnologia de comunicação, que chegou até aos nossos dias e que perdurará enquanto houver vida humana na Terra.
Seja paracomunicar diretamente através de mensagens escritas em papel, ou através de meios em que a mensagem escrita é propagada universalmente, como é o caso destas modestas linhas que estou a escrever e que poderão ser lidas por milhares de pessoas em todo o mundo.

2.2 – O Telégrafo:
O telégrafo foi o primeiro aparelho que permitiu a comunicação à distância através de fios e da eletricidade. Esseaparelho foi inventado, em 1837, pelo norte-americano Samuel Morse. Em 1844, Morse transmitiu a primeira mensagem telegráfica pública e demonstrou como o telégrafo era capaz de enviar sinais rapidamente e a grandes distâncias.
Na segunda metade do século XIX surgiu o telefone, um meio de difusão de comunicação por sons que veio revolucionar o modo de comunicar, pois permitia que duas pessoascomunicassem entre si, oralmente, a grande distância. Esta importante invenção, surgia numa altura em que as comunicações à distância estavam em franco progresso com o aparecimento do telégrafo.




2.3 – O Telefone:
A história do telefone começou com uma grande confusão. Em Fevereiro de 1876, o senhor Alexander Graham Bell depositou, na Secção de Patentes de Washington, a descrição e os desenhos deum aparelho eletromagnético que permitia a duas pessoas falarem e ouvirem-se a grande distância. Algumas horas depois dele, apresentou-se na mesma secção o senhor Elisha Gray, que consignou a descrição e os desenhos de um aparelho idêntico ao de Bell. A coincidência era muito estranha levando a pensar que um tinha furtado a ideia do outro. E como ambos afirmavam que a invenção era fruto do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Sociedade e cultura
  • Cultura e Sociedade
  • cultura e sociedade
  • Cultura e sociedade
  • Cultura e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!