Azeite de Oliva

Páginas: 9 (2150 palavras) Publicado: 15 de maio de 2015
Centro Universitário Integrado da Bahia FIB / Estácio



Curso: Gastronomia

Turma: 3002 – Noturno

Semestre: 3º.








Cozinha Mediterrânea






AZEITE DE OLIVA























Salvador – setembro – 2013
AZEITE DE OLIVA
Não se sabe ao certo a origem da oliveira, planta que produz a azeitona, matéria-prima, que após seu esmagamento transforma-se nesse óleo, chamado azeite. Oscientistas já encontraram traços, datados de vários milhares de anos antes de Cristo, principalmente, nas regiões que compõem a bacia do Mar Mediterrâneo. Escavações, na Grécia, relatam técnicas desenvolvidas de extração, produção e conservação, em torno de 1.500 a.C.
No Egito, já era conhecido por volta de 1.325 a.C. Na tumba do Faraó Tuntankamon, foram encontrados D.N.A. do azeite. Nesse país, erautilizado como alimento, remédio, fins religiosos e até como fonte de energia, na iluminação das casas, como combustível das lâmpadas e lamparinas.
As oliveiras, assim como, os vinhos e o trigo, faziam parte da base econômica da Roma Antiga, eram plantadas por todo o Império. Grande parte da receita os tributos cobrados, proviam do comércio do azeite.
O seu consumo cresceu no final da Idade Média,porém sua maior expansão teve lugar no período Renascentista, sobretudo nas regiões da Toscana – Itália e Catalunha, na Espanha. As azeitonas foram uns dos principais itens da pauta de exportação européia, entre os séculos XVI e XVII.
Os azeites de oliva, apresentam grandes diferenças de acordo com o “terroir” e com a variedade de azeitona cultivada. A qualidade também depende da maturidade dofruto, da maneira como foram colhidos, a adequação do transporte, da forma de armazenagem, do processamento e da conservação.
A União Européia – UE, principal área de produção mundial, utiliza uma classificação dos azeites baseada no sistema de Origem Controlada, ou, “Appellation Controllé” dos franceses para o vinho, o qual determina em que região certas variedades podem ser plantadas e quais ascaracterísticas essenciais que o azeite de oliva, ali produzidos devem possuir.
Os azeites de melhor qualidade, são os que possuem Selo de Origem: D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) – Itália, Espanha e Portugal; A.O.P. (Appellation d' Origine Protegeé) – França e, D.P.O (Denominação Protegida de Origem) – Grécia. Os azeites do tipo “bijou” e “garagem”, geralmente têm padrão de qualidadeextra-alto e, somente, são encontrados em determinadas localidades, restritas, muitas vezes, às próprias regiões produtoras e possuem produções reduzidas.

Da mesma forma que os vinhos, o azeite, também é produzido em países do chamado “Novo Mundo”, principalmente: EUA, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Uruguai e até mesmo no Brasil. Não se pode esquecer também, por seu valor histórico, paísescomo: a Turquia, países do Oriente Médio e Norte da África, embora a qualidade, na maioria das vezes dos azeites ali produzidos, serem consideradas de nível inferior.
Quando as azeitonas não estão maduras, elas possuem uma coloração esverdeadas, depois passam do vermelho ao roxo e, finalmente, quando plenamente maduras, atingem a cor negra. Alguns frutos são colhidos ainda verdes, outras deixadasamadurecer até atingirem o ponto de total amadurecimento.
Os azeites, em contraposição aos vinhos, deterioram-se com o passar do tempo, por isso devem ser consumidos ainda jovens, ou seja, deve-se buscar sempre os de safra mais recente e com o menor grau de acidez.
Todos os azeites tem aparência e sabor diferentes, a cada ano em que é produzido, mesmo elaborados pelo mesmo produtor; com a mesmaforma e cuidados por ocasião do plantio e da colheita; com as mesmas técnicas de produção, transporte, armazenagem e conservação; as mesmas cultivares e no mesmo terroir, principalmente, na mesma área da plantação anterior.
O azeite é considerado um alimento saudável, suas virtudes nutricionais são conhecidas a mais de 3.000 anos. Além, de utilizado amplamente na culinária, também pode ser usado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • Azeite de Oliva
  • azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • azeite de oliva
  • Azeite de oliva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!