azeite de oliva

Páginas: 13 (3017 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
PROFESSORA ORIENTADORA: FABIANA LEMOS GOULARTE DUTRA













PROJETO DE PESQUISA:

CONSUMO DE AZEITE DE OLIVA: UMA AVALIAÇÃO EM CLIENTES DOS SUPERMERCADOS DA CIDADE DE PELOTAS/RS.




Lenise Venzke Pranke












Pelotas
2012

TemaConsumo de azeite de oliva: uma avaliação em clientes dos supermercados da cidade de Pelotas/RS.

Introdução

O mercado de azeite no Brasil tem crescido muito nos últimos anos, somente no período de 2004 a 2009 houve um aumento de 78%, ou seja, a importação anual brasileira aumentou de 23 para 42 mil toneladas (IOOC, 2010c; CIVANTOS, 2008).
A partir de meados da década de noventa assiste-se auma expansão mundial do setor do azeite, expressa num crescimento da produção a uma média de 4.6%/ano entre as campanhas de 1994/95 a 2004/05, acompanhada por acréscimos da procura internacional que, para o mesmo período, apresentou um ritmo de crescimento do consumo de 3.5% por ano.
O Azeite de oliva é uma fonte calórica e nutritiva, apresentando sabores bastante agradáveis. Quando consumidoscom frequência, conferem benefícios à saúde do homem, devido ao elevado conteúdo de ácido graxo monoinsaturado (ácido oleico) e à presença de substâncias antioxidantes, conferindo características de alimento funcional e sendo fonte econômica de expressão nas indústrias alimentícias.
A comprovação dos benefícios do consumo do azeite à saúde humana, por isso muito usado na indústria farmacêutica,é a principal responsável pela intensificação, modernização e ampliação do cultivo de oliveiras no mundo (OLIVEIRA et al.,2002; ROMERO e GUTIÉRREZ, 2002; ALBIN E VILLAMIL, 2003).Dentre os principais benefícios, destacam-se a proteção contra as doenças cardiovasculares, hipertensão, reumatismo, osteoporose, câncer de mama e de próstata; confere maior controle da hiperglicemia nos diabéticos; melhoraa digestão, a memória e a longevidade (MARTINS, 2007).
O conhecimento das variáveis de influência sobre o comportamento de compra é importante para que os empresários qualifiquem seus produtos e serviços, considerando efetivamente os desejos e as necessidades do consumidor e orientando suas ofertas para o mercado (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Para Kotler e Keller (2006), uma vez que opropósito do marketing centra-se em atender e satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores, torna-se fundamental conhecer o seu comportamento de compra. O estudo de mercado tem o objetivo de encontrar necessidades não atendidas ou mal atendidas pelos produtos existentes. Assim, quanto mais próximo das necessidades dos consumidores, maiores são as chances do produto ter sucesso no mercado(COHEN, 2000; MARCOS, 2001).
A relevância desta pesquisa contribui para avaliar o consumo de azeite de oliva pelos clientes dos supermercados de Pelotas, e o conhecimento destes sobre a classificação dos diferentes tipos de azeite de oliva existentes no mercado. A pesquisa também tem como objetivo mostrar, de forma clara, as razões pelas quais o azeite de oliva tem sido a escolha preferida entreos demais azeites comestíveis, além de seus inúmeros benefícios para manter o organismo em ordem; incrementar pratos culinários; agir como cosmético natural, prevenindo o envelhecimento precoce e preservando a beleza; e também tem o fator do azeite não ser prejudicial ao meio ambiente.

Objetivos:

Objetivo Geral

Identificar a importância e a frequência do consumo de azeite de oliva, comoa opção mais saudável entre os azeites comestíveis, além de seus benefícios à saúde e seu uso na gastronomia.

Objetivos Específicos

1 )Avaliar a frequência do consumo do azeite de oliva, bem como o conhecimento do público alvo a respeito das propriedades benéficas, nutricionais, organolépticas .
2 )Definir o perfil do consumidor de azeite de oliva, a nível etário, socioeconômico.
3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • Azeite de Oliva
  • azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • Azeite de oliva
  • Azeite de Oliva
  • Azeite de oliva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!