ava aula tema 5

Páginas: 11 (2533 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS





AUREA MARIA PEREIRA DA SILVA
OSIAS WILLIAM
MARCELO RODRIGUES
DAMIANA CAROLINE





A EVOLUÇÃO DO RH E SUA IMPORTÂNCIA





São Paulo
2014
SUMÁRIO
























1. INTRODUÇÃO

O Departamento de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para setornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, A área de recursos humanos atuava de forma mecânica onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Gerir pessoas não é mais um fator de uma visãomecânica, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.
O papel da área de Recursos Humanos atualmente, só pode ser entendido em função de sua contextualização histórica, uma vez que ao assumir novas posições ela tambémreassegura sua atuação em campos que ela reconhece e têm capacidade para atuar. Este trabalho pretende mostrar a evolução e constituição da área de Recursos Humanos, bem como apontar a sua importância.












2. A EVOLUÇÃO DO RH

Na década de 30 O RH era formado pelos donos das empresas. Inspirados no Fascismo, utilizavam-se da frase "manda quem pode, obedece quem tem juízo".Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados. Nesta década também se define o início sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração de Pessoal. Antes da década de 30 a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930 (pois até então inexistia um departamento para tais tarefas), tinha como funções básicas o recrutamento e seleção e o único registro queo empregado tinha ao ingressar na empresa era o chamado Livro de escrita de Pessoal que poderia ser facilmente fraudado ou mesmo atirado ao lixo.
Na década de 40 O RH era constituído por advogados, especialistas em entender as leis para não cumprí-las. Nesta década, tivemos assinado a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Neste período tais departamentos cuidavam das rotinas trabalhistas,ou seja, a correta aplicação da legislação trabalhista enquanto que o recrutamento, seleção, treinamento, admissão, demissão e folha de pagamento estavam direcionados as tarefas administrativas. O recrutamento era realizado via jornais de boa circulação e eventualmente anúncios de rádio, a seleção por um longo período contava de uma prova especifica e muitas vezes datilografia era a maiorexigência. E o treinamento mais utilizado era o que conhecemos hoje como ambientalização ou integração. Surgem as primeiras juntas trabalhistas e as primeiras reclamações.
A década de 50 o RH era constituído por engenheiros. Fase de industrialização do País onde o Rh se resume a estudos de tempo e movimento. Para as empresas, os Recursos Humanos não são pessoas, mas sim processos. Foco é na produção:pagamento, registros e Controles e Enfoque Jurídico e, por fim, nos anos de 60 e 70, descobriu-se que a relação entre empresa e funcionários se dava por meio de seus gerentes e por isso a importância da interação social dos mesmos com os demais funcionários.
Na década de 60 no Brasil houve o surgimento dos sindicatos e à repressão da ditadura. As empresas descobrem o trabalho em equipe e pelaprimeira vez não fazem RH pensando só em si mesmas mas principalmente no sindicato patronal e no de funcionários. O foco é nas Relações Industriais. Esta fase das relações humanas é considerada como a principal fase para iniciar o assunto sobre recursos humanos.
Os departamentos de pessoal funcionavam até muito bem, atendiam com competência as exigências para o funcionamento da organização e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVA AULA TEMA 5
  • AVA aula-tema 5
  • Ava Aula Tema 5
  • Ava Aula tema 5
  • Aula tema 5 do AVA
  • AVA
  • Ava Aula tema 5
  • ava aula tema 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!