ATPS Comportamento Organizacional ETAPAS 1 e 2

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO

Personalidade é o conjunto das características que interferem no comportamento das pessoas. Alguns fatores podem influenciar a personalidade, como a hereditariedade e o ambiente. A personalidade sempre está mudando, as nossas emoções, atitudes e expectativas influenciam no nosso comportamento.
Carl Jung usa o Termo Extroversão e Introversão para exemplificar ocomportamento. A pessoa extrovertida tem bastante amigos e gosta de variedades, já a pessoa introvertida, apesar de ter um número considerável de amigos, prefere ficar em um local tranquilo, onde possa refletir. Émuito importante fazer um bom planejamento e sabermos o que desejamos para nós, tendo consciência de nossas habilidades e do nosso jeito de ser, pois nascemos com característicasdiferentes onde poderemos ter mais facilidade para atuar em áreas específicas.

PERCEPÇÃO CONCEPÇÃO E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Percepção é a forma de como compreendemos o mundo e as interpretações que temos dele, está relacionadas às nossas experiências vividas, pois elas tem o poder de influenciar a nossa percepção. Essas percepções nós podemos mudar sempre que acharmos interessante, casocontrário, dificilmente iremos mudar.
Cada pessoa possui um modo diferente de perceber as coisas, pois cada indivíduo reage de forma diferente para situações semelhantes. Nas


empresas também é assim, o comportamento de cada funcionário vai depender da forma que ele está interpretando os acontecimentos.
Segundo Raths, “as pessoas têm experiências, nascem e aprendem e essas experiências vai formar amaneira da pessoa se comportar”.
Se não estivermos satisfeitos com o comportamento de alguém, precisamos trabalhar em suas percepções e concepções, pois elas podem interferir no comportamento. É necessário agir para que os indivíduos sejam transformados e entendam a importância que trará essas mudanças para sua vida pessoal e profissional.

MOTIVAÇÃO

Motivar não é uma tarefa fácil, parafazer com que os funcionários trabalhem de maneira satisfatória, alcançando os resultados almejados é necessário analisar alguns aspectos. Cada indivíduo possuiu necessidades diferentes e para cada necessidade satisfeita, surgem outras, sendo assim, verificamos que satisfazendo a necessidade de uma pessoa, não irá motivar o comportamento da maneira esperada. Algumas empresas acreditam que o bomsalário é a única forma de motivar seus funcionários, mas isso não deve se levar em conta, pois esse pensamento poderá trazer problemas.
Abraham Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas, que segundo ele, o homem é um animal motivado por necessidades organizadas. Sua teoria possui cinco níveis: Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades doEgo e Necessidades de Auto-Realização. Mas como cada pessoa precisa e viveu coisa diferente, as




necessidades não serão iguais, o valor que um indivíduo dará a algo, o outro talvez não se atentará, pois teve outras condições de vida.
Frederick Herzberg criou a teoria dos dois fatores, que diz que o que satisfaz os funcionários são as coisas que estão relacionadas com o próprio trabalho,ou seja, do que ele faz (Fatores Motivadores) E o que os deixam insatisfeitos são o ambiente, ou seja, as condições de trabalho a que são submetidos ( Fatores Higiênicos).
Douglas McGregor tem a teoria do X, onde os funcionários evitam o trabalho e a Teoria Y, onde existe a preocupação do bom relacionamento entre as pessoas. Em sua teoria existe duas categorias de incentivo: os extrínsecos, queé tudo que está relacionado ao ambiente, como, salários e benefícios. E os Intrínsecos, que está relacionado às tarefas, como autonomia e a capacidade de resolver adversidades.
Para manter os funcionários de uma organização satisfeitos é preciso que o ambiente de trabalho seja agradável, onde eles possam se sentir realizados e que sejam reconhecidos, e evitar que os fatores que os deixam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps 1 2 etapa comportamento organizacional
  • ATPS etapas 1 e 2 Comportamento Organizacional
  • Atps comportamento organizacional etapas 1 e 2
  • ATPS Etapa 2 Comportamento Organizacional 1
  • ATPS Comportamento organizacional etapa 1 e 2
  • ATPS Comportamento Organizacional Etapas 1 E 2
  • ATPS Comportamento Organizacional Etapas 1 E 2
  • Atps etapa 2 comportamento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!