Atps Ana Paula

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
Etapa 1 - passo 2
A) Segundo o texto como se educa na educação não formal?
Segundo o texto, a educação não formal educa em ambientes interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, onde a participação dos indivíduos é optativa, mas que também pode ocorrer por certas circunstancias da vivência histórica de cada um. A intencionalidade está na ação, no ato departicipar, de aprender e de transmitir ou fazer uma troca de saberes. A educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social e que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos, onde capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Tem por finalidade abrir novas janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduose suas relações sociais. É construído no processo de interação, gerando um processo educativo, voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. Uma de suas metas é a transmissão de informação e formação política e sócio cultural.
B) Quais são os objetivos da educação não formal?
A educação não formal tem por objetivo fazer que os indivíduos aprendem com suas culturas deconhecimento sobre o mundo que circunda e suas relações sociais. Seus objetivos passa pelo processo de interação, e o modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades dos educandos. Tem como base a construção de relações sociais que se baseam em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num grupo social, fortalecendo o exercício da cidadania.A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal, onde se prepara os cidadãos, educando-os para a civilidade, em contra oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc.
Enfim, podemos dizer que na educação não formal o indivíduo aprende a conviver com os demais na sociedade em sua volta, com diferentes culturas, éticas e valores que ocercam. Ao garantir este processo de participação, se possibilita a comunidade à autonomia e protagonismo nesta ação educativa, onde passa a ter uma característica de ser com a comunidade, para a comunidade e pela comunidade. De forma que proporciona um espaço de qualidade para uma prática social que contribui para o desenvolvimento e formação do sujeito na sociedade.
Etapa 1 passo 3
Processoseducacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas. Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível.Apresentam um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida. São oferecidas tanto por instituições de ensino formal quanto por organizações sociais. Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola,competências para a vida, competências para o trabalho e cultura em geral. Entre os fatores importantes para o surgimento da educação não-formal, estão tanto as mudanças ocorridas na estrutura familiar burguesa, quanto aquelas resultantes das modificações nas relações próprias do trabalho. As quais chamam atenção por demonstrarem como a escola e a família - instituições responsáveis pela educação elegitimadamente constituídas e aceitas pela sociedade - realizavam seu papel de maneira insatisfatória e insegura. Estes se deram no sentido de perceber que somente os modelos de educação disseminados pela escola e pela família já não davam conta da realidade social atual, mas ainda não havia conhecimento, credibilidade e amadurecimento das propostas criadas para preencher o vazio entre as ações das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Ana Paula
  • RESENHA DA ATPS DE ANA PAULA
  • ATPS Ana Paula
  • Ana Paula
  • Ana paula
  • ANA PAULA
  • ana paula
  • Ana Paula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!